The rupture with the category of totality and its main implications to the research in education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65924

Abstract

In the quest to overcome the Marxist and structuralist the so-called ‘post-modern agenda’, based on ontological relativism and on pragmatism epistemological. It has influenced the research in education to adhere to skepticism or a theoretical-methodological relativism that is concerning to the field of scientific knowledge. The rupture with the category of totality is one of the common aspects between the different approaches of the post-modern agenda, which is analyzed in this article. Based on bibliographic research and in the results of studies conducted by our research group, the main implications of this epistemological option to the scientific knowledge and to the field of social struggles. As a result, we focused on the meaning of the category of totality assumes in the dialectical and historical materialism and its importance in the construction of knowledge that surpasses the instrumental and utilitarian perspective of science.

Author Biographies

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral,  movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio na rede pública estadual e municipal de Pelotas.

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Educação e doutorando em Educação, todos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Licenciado em Filosofia pela Claretiano Rede de Educação. Advogado. Professor Especial Convidado da Faculdade UNILAS para os cursos de especialização em a) Gestão de Pessoas; b) Serviço Social e c) Supervisão e Gestão Educacional. 

Vanessa Golçalves Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas na Linha História e Filosofia da Educação (2014). Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). É integrante dos Grupos de Pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE/UFRGS); Educação Popular e Movimentos Sociais (MoVse/UFPel). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação em espaço formal e não formal, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Movimentos Sociais, Autogestão, Formação de Professores e Educação do Campo.

References

CHAUÍ, Marilena. Vocação Política e Vocação Científica da Universidade. Brasília: MEC/CRUB, 15(31), 2° semestre, 1993.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e Leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.

DUARTE, Newton. Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. Campinas: Autores Associado, 2006.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna / Jean-François Lyotard; tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. 12a ed.- Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. livro I, v. 1, 27ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Lisboa: Avante!, 1983.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MORAES, M. C. M. O renovado conservadorismo da agenda Pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 337-357, maio/ago. 2004.

PRADO JÚNIOR, Caio. Apud RUMMERT, Sonia. Mundo do trabalho e os desafios da educação dos trabalhadores urbanos. In: Educação do Campo: campo e cidade buscando caminhos comuns. Pelotas, Editora Ufpel, 2014.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 1. ed, Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão popular, BrasiL, 2007.

WOOD, Ellen Meiksins. Em defesa da História: o marxismo e a agenda pós-moderna. Crítica Marxista, São Paulo, Brasiliense, v.1, n.3, 1996, p.118-127.

Published

2020-12-31

How to Cite

Santos, M. G. C. dos, Taddei, P. E. D., & Dias, V. G. (2020). The rupture with the category of totality and its main implications to the research in education. Perspectiva, 38(4), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65924