Ensaios sobre a pluralidade epistemológica da Geografia na escola
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91853Parole chiave:
Dossiê Perspectiva, 2022, Volume40 n 4Abstract
Em seu âmago, a Educação Geográfica constitui-se como conhecimento que estrutura a leitura do mundo, cumprindo uma função social importante, ao possibilitar múltiplas formas de compreender a realidade dos lugares onde se vive e das relações entre a sociedade e a natureza (CASTELLAR, 2017). E, se a Geografia é uma forma de pensar (GOMES, 2017) a reflexão epistemológica sobre o conhecimento geográfico e sobre a educação geográfica, questiona-se os paradigmas estruturais vigentes, métodos e teorias, trajetórias e também as relações que se estabelecem entre os sujeitos envolvidos e os objetos de análise que as sustentam. (continua)
Riferimenti bibliografici
CASTELLAR, Sonia M. V.; JULIASZ, Paula Cristiane S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, v. 1, 2017.
GOMES, Paulo César da Costa. Quadros Geográficos. uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
BORNHEIM, Gerd. Crise da ideia de crise. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: . Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. v. V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Kalina Salaib Springer, Rosemy da Silva Nascimento, Francisco de Assis Gonçalves Junior

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
