Ensaios sobre a pluralidade epistemológica da Geografia na escola

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91853

Mots-clés :

Dossiê Perspectiva, 2022, Volume40 n 4

Résumé

Em seu âmago, a Educação Geográfica constitui-se como conhecimento que estrutura a leitura do mundo, cumprindo uma função social importante, ao possibilitar múltiplas formas de compreender a realidade dos lugares onde se vive e das relações entre a sociedade e a natureza  (CASTELLAR, 2017). E, se a Geografia é uma forma de pensar (GOMES, 2017) a reflexão epistemológica sobre o conhecimento geográfico e sobre a educação geográfica, questiona-se os paradigmas estruturais vigentes, métodos e teorias, trajetórias e também as relações que se estabelecem entre os sujeitos envolvidos e os objetos de análise que as sustentam. (continua)

Bibliographies de l'auteur

Kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Francisco de Assis Gonçalves Junior , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil

Références

CASTELLAR, Sonia M. V.; JULIASZ, Paula Cristiane S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, v. 1, 2017.

GOMES, Paulo César da Costa. Quadros Geográficos. uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

BORNHEIM, Gerd. Crise da ideia de crise. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: . Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. v. V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2017.

Publiée

2022-11-21

Comment citer

Salaib Springer, K. ., da Silva Nascimento, R. ., & de Assis Gonçalves Junior , F. . (2022). Ensaios sobre a pluralidade epistemológica da Geografia na escola. Perspectiva, 40(4), 1–5. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91853

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice