Interdisciplinaridade e complexidade: saberes e práticas dos professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96141Mots-clés :
Interdisciplinaridade, Complexidade, Educação MatemáticaRésumé
Neste artigo apresenta-se parte da pesquisa de dissertação de Mestrado defendida pela autora em 2023, cujo objetivo foi analisar os saberes e práticas interdisciplinares dos professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. O estudo aqui se aprofundou a respeito de alguns dos saberes propostos por Edgar Morin para a educação do futuro, e a interdisciplinaridade segundo Ivani Fazenda que contribuíram para o diálogo com os dados de pesquisa junto aos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Lages (SC). Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e quanto aos seus objetivos caracteriza-se como exploratória e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, há a escolha do grupo focal. No que se refere à análise dos dados da pesquisa optou-se em fazer uma matriz, para relacionar alguns dos saberes de Edgar Morin (2011) e a categoria de análise deste estudo, que foi saberes e práticas interdisciplinares que podem contribuir com uma matemática pertinente para o contexto dos estudantes. Para essa construção de saberes, observou-se a importância de se destacar um dos sete saberes de Morin (2011): os princípios do conhecimento pertinente. Este saber em especial trata sobre como o conhecimento do mundo é uma demanda ao mesmo tempo intelectual e vital.
Références
BORGES, Thiago da Silva. A metodologia de problemas no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
EAD FREIRIANA [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrados pelo professor Moacir Gadotti. (Orgs. ANTUNES, Angela; ABREU, Janaína; PADILHA, Paulo Roberto. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani C. A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FELTRIN, Patricia Branco. Saberes e práticas interdisciplinares dos professores de matemática no ensino fundamental / Patrícia Branco Feltrin; Orientadora Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima. – 2023. 109p. 30 cm.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. 220p.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2022.
MONTEIRO, Francine; PRETTO, Valdir. Educação matemática ou ensino da matemática: concepções e percursos. 2012. XVII Seminário Interinstitucional / XV Mostra de Iniciação Científica / X Mostra de Extensão. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccaet/educacao%20matematica%20ou%20ensino%20da%20matematica%20concepcoes%20e%20perspectivas.pdf. Acesso em: 6 mar., 2022.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre (RS), v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Quadrimestral. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza: Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PREFEITURA DO MUNCÍPIO DE LAGES. Estado de Santa Catarina. Secretaria Municipal de Educação. Introdução, fundamentos teóricos-epistemológicos, princípios e habilidades, retiradas do documento diretrizes curriculares do sistema municipal de educação de Lages/SC - DCSMEL para o Processo Seletivo nº 004/2021. Lages, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e a atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Patricia Branco Feltrin, Lucia Ceccato de Lima 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.