Interdisciplinaridade e complexidade: saberes e práticas dos professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96141

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, Complexidade, Educação Matemática

Résumé

Neste artigo apresenta-se parte da pesquisa de dissertação de Mestrado defendida pela autora em 2023, cujo objetivo foi analisar os saberes e práticas interdisciplinares dos professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. O estudo aqui se aprofundou a respeito de alguns dos saberes propostos por Edgar Morin para a educação do futuro, e a interdisciplinaridade segundo Ivani Fazenda que contribuíram para o diálogo com os dados de pesquisa junto aos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Lages (SC). Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e quanto aos seus objetivos caracteriza-se como exploratória e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, há a escolha do grupo focal. No que se refere à análise dos dados da pesquisa optou-se em fazer uma matriz, para relacionar alguns dos saberes de Edgar Morin (2011) e a categoria de análise deste estudo, que foi saberes e práticas interdisciplinares que podem contribuir com uma matemática pertinente para o contexto dos estudantes. Para essa construção de saberes, observou-se a importância de se destacar um dos sete saberes de Morin (2011): os princípios do conhecimento pertinente. Este saber em especial trata sobre como o conhecimento do mundo é uma demanda ao mesmo tempo intelectual e vital.

Bibliographies de l'auteur

Patricia Branco Feltrin, Universidade do Planalto Catarinense

PMestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC ,  Lages, SC,  Brasil. Professora Efetiva do Município de Lages, SC,  Brasil.

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

Pós - doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Autonoma de Madrid - Espanha (UAM - 2017). Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil (2007). Mestre em Educação/Educação e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil (1999). Especialista em Metodologia da Pesquisa pela Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, SC, Brasil (1996). Especialista em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, SC, Brasil (1993). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Florianópolis, SC, Brasil (1984). Professora no ensino superior a partir de 1989. Desde 2010 é professora e pesquisadora dos mestrados da UNIPLAC: Mestrado em Educação ? PPGE e Mestrado em Ambiente e Saúde ? PPGAS, integrando as linhas de pesquisa: Educação, Processos-socioculturais e Sustentabilidade (PPGE) e Condições da Vida e Manejo Ambiental (PPGAS), respectivamente. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ambiente, Educação e Saúde - GEPES AMBIENS. Discute temas interdisciplinares: Educação Ambiental e Ambientalização das Instituições; Epistemologia e Formação Humana; Educação Básica e Superior; Ciências Ambientais; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani/ Serra Geral. Experiência na Educação Básica - SEC/SC (1984 - 2017). Participa de redes nacionais e internacionais de Pesquisa em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Références

BORGES, Thiago da Silva. A metodologia de problemas no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

EAD FREIRIANA [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrados pelo professor Moacir Gadotti. (Orgs. ANTUNES, Angela; ABREU, Janaína; PADILHA, Paulo Roberto. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, Ivani C. A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FELTRIN, Patricia Branco. Saberes e práticas interdisciplinares dos professores de matemática no ensino fundamental / Patrícia Branco Feltrin; Orientadora Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima. – 2023. 109p. 30 cm.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. 220p.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2022.

MONTEIRO, Francine; PRETTO, Valdir. Educação matemática ou ensino da matemática: concepções e percursos. 2012. XVII Seminário Interinstitucional / XV Mostra de Iniciação Científica / X Mostra de Extensão. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccaet/educacao%20matematica%20ou%20ensino%20da%20matematica%20concepcoes%20e%20perspectivas.pdf. Acesso em: 6 mar., 2022.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre (RS), v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Quadrimestral. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza: Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2011.

PREFEITURA DO MUNCÍPIO DE LAGES. Estado de Santa Catarina. Secretaria Municipal de Educação. Introdução, fundamentos teóricos-epistemológicos, princípios e habilidades, retiradas do documento diretrizes curriculares do sistema municipal de educação de Lages/SC - DCSMEL para o Processo Seletivo nº 004/2021. Lages, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e a atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

Publiée

2024-09-27

Comment citer

Branco Feltrin, P., & Ceccato de Lima, L. (2024). Interdisciplinaridade e complexidade: saberes e práticas dos professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Perspectiva, 42(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96141

Numéro

Rubrique

Artigos de Demanda Contínua