Interdisciplinaridade e complexidade: saberes e práticas dos professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96141Parole chiave:
Interdisciplinaridade, Complexidade, Educação MatemáticaAbstract
Neste artigo apresenta-se parte da pesquisa de dissertação de Mestrado defendida pela autora em 2023, cujo objetivo foi analisar os saberes e práticas interdisciplinares dos professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. O estudo aqui se aprofundou a respeito de alguns dos saberes propostos por Edgar Morin para a educação do futuro, e a interdisciplinaridade segundo Ivani Fazenda que contribuíram para o diálogo com os dados de pesquisa junto aos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Lages (SC). Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e quanto aos seus objetivos caracteriza-se como exploratória e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, há a escolha do grupo focal. No que se refere à análise dos dados da pesquisa optou-se em fazer uma matriz, para relacionar alguns dos saberes de Edgar Morin (2011) e a categoria de análise deste estudo, que foi saberes e práticas interdisciplinares que podem contribuir com uma matemática pertinente para o contexto dos estudantes. Para essa construção de saberes, observou-se a importância de se destacar um dos sete saberes de Morin (2011): os princípios do conhecimento pertinente. Este saber em especial trata sobre como o conhecimento do mundo é uma demanda ao mesmo tempo intelectual e vital.
Riferimenti bibliografici
BORGES, Thiago da Silva. A metodologia de problemas no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
EAD FREIRIANA [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrados pelo professor Moacir Gadotti. (Orgs. ANTUNES, Angela; ABREU, Janaína; PADILHA, Paulo Roberto. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani C. A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FELTRIN, Patricia Branco. Saberes e práticas interdisciplinares dos professores de matemática no ensino fundamental / Patrícia Branco Feltrin; Orientadora Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima. – 2023. 109p. 30 cm.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976. 220p.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2022.
MONTEIRO, Francine; PRETTO, Valdir. Educação matemática ou ensino da matemática: concepções e percursos. 2012. XVII Seminário Interinstitucional / XV Mostra de Iniciação Científica / X Mostra de Extensão. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccaet/educacao%20matematica%20ou%20ensino%20da%20matematica%20concepcoes%20e%20perspectivas.pdf. Acesso em: 6 mar., 2022.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre (RS), v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Quadrimestral. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza: Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PREFEITURA DO MUNCÍPIO DE LAGES. Estado de Santa Catarina. Secretaria Municipal de Educação. Introdução, fundamentos teóricos-epistemológicos, princípios e habilidades, retiradas do documento diretrizes curriculares do sistema municipal de educação de Lages/SC - DCSMEL para o Processo Seletivo nº 004/2021. Lages, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e a atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Patricia Branco Feltrin, Lucia Ceccato de Lima
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.