Educação de jovens e adultos: uma visão do estado da arte

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96784

Mots-clés :

Direito à educação, EJA, Estado da Arte

Résumé

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a quem não teve acesso ao direito constitucional de frequentar uma escola ou concluir seus estudos na idade adequada (CF 1988, Art. 208). Apesar dessa modalidade estar garantida por diversos dispositivos legais, historicamente sofre com a omissão do Estado, quanto a implantação de políticas públicas que contemplem essa parcela da sociedade.  O presente estudo tem por objetivo mapear a produção acadêmica, acerca da EJA com enfoque no direito à educação, durante o período de 2017 a 2023. Para tal, utilizamos o tipo de pesquisa denominado Estado da Arte, buscando na base de dados dos periódicos da plataforma Capes, artigos publicados sobre a temática, utilizando os descritores “Educação de Jovens e Adultos”, “EJA” e “direito à educação”. A pesquisa final nos revelou um total de 93 artigos que foram agrupados em 13 categorias temáticas. Também destacamos os artigos agrupados qualis do periódico, ano e região de publicação.  Os dados nos possibilitaram conclusões em relação aos delineamentos da produção acadêmica sobre a temática, com uma superioridade de publicações do Sudeste em comparação com as outras regiões brasileiras e de pesquisas no período pandêmico. Também deixou em evidência a carência de publicações na Região Norte, com nenhuma publicação no estado do Amazonas.

Bibliographies de l'auteur

Cláudia de Oliveira Pacheco, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Ângela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, Brasil. Docente
permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades,
PPGECH, da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Références

ANDRADE, C. P. et al. Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação de liberdade: Análise de narrativas de um sujeito-educando. Rev. Bras. de Pesq. (Auto)Biogr., Salvador, v. 4, n. 10, p. 378-393, 2019.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARBOSA, C. S.; SILVA, J. L. da; SOUZA, J. C. L. de. Desafios do tempo presente na escolarização de Jovens, Adultos e Idosos: Agenda para a nova década. Rev. Temp. Esp. Educ., São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1-18, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 maio 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 13 maio 2023.

CARCAIOLI, G. F. Educação de Jovens e Adultos no campo: Da extensão universitária às políticas públicas. Extensio: Rev. Elet. de Ext., Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 45-63, 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Brasília: Capes, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 11 maio 2023.

FERNANDES, I. S. da S.; LOBÃO, M. S. P.; FREITAS, R. G. de A. Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal: de um entrelace histórico a uma ação contemporânea. Rev. Educ. Pop., Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 230-248, 2022.

FREITAS, A. V.; PIRES, C. M. C. Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação. Ciênc. & Educ., Bauru, v. 21, n. 3, p. 637-654, 2015.

HICKENBICK, C.; RAMOS, E. E.de L.; ROSA, P. Educação e dignidade humana – intersecção de caminhos. Rev. Pensam. Actual, Costa Rica, v. 17, n. 28, p. 186-196, 2017.

JULIÃO, E. F.; BEIRAL, H. J.V.; FERRARI, G. M. As políticas de educação de jovens e adultos na atualidade como desdobramento da Constituição e da LDB. Poiésis, Tubarão, v. 11, n. 19, p. 40-57, 2017.

JUNIOR, R. C.; DI PIERRO, M. C.; GIROTTO, E. D. A política paulistana de EJA: Territórios e desigualdades. Est. em Av. Educ., São Paulo, v. 30, n. 74, p. 454-484, 2019.

LEITE, S. F. As contribuições de Paulo Freire na experiência do Projeto Educativo de Integração Social – PEIS. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 13, p. 126-141, 2017.

LONGO, F. V.; VIEIRA, J. M. Estimativa do estoque da população apta a demandar por educação de jovens e adultos no Estado de São Paulo em 1995 e 2015. Rev. Bras. de Est. da Pop., Campinas, v. 38, p. 1-19, 2021.

MACHADO, M. M. Círculos de cultura e EJA: presença de Paulo Freire na educação de trabalhadoras. Educ. & Soc., Campinas, v. 42, p. 1-19, 2021.

MANTOVANI, A. M.; CARVALHO, A. dos S. O trabalho infantil e a educação de jovens e adultos na perspectiva de adultos trabalhadores. Roteiro, Joaçaba, p. 377-398, 2018.

MAURÍCIO, S. S. Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos. Rev. Educ. Pop., Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 43-63, 2020.

MORETTI, I. Estado da arte: confira o significado, como usar e exemplos. São Paulo: Via Carreira, 2021. Disponível em: https://viacarreira.com/estado-da-arte/. Acesso em: 21 maio 2022.

NASCIMENTO, Á. de S.; CASSAB, M. Os Educandos da EJA e suas Leituras sobre a Disciplina Escolar Biologia: Provocativas Necessárias para Pensar o Currículo e a Pesquisa na Área da Educação Científica. Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Belo Horizonte, v. 22, p. 1-24, 2021.

ONOFRE, E. M. C.; FERNANDES, J. R.; GODINHO, A. C. F. EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à Educação Popular. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 465-474, 2019.

PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, R. A. A. Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização. Est. em Av. Educ., São Paulo, v. 29, n. 71, p. 528-553, 2018.

ROMANOWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. 147f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, set./dez. p. 37-50, 2006.

SAMPAIO, C. E. M.; HIZIM, L. A. A Educação de Jovens e Adultos e sua imbricação com o ensino regular. RBEP, Brasília, v. 103, n. 264, p. 271-298, 2022.

SANT’ANNA, S. M. L. Perspectivas da educação de jovens e adultos no sistema prisional. Diálogo, Canoas, n. 35, p. 37-44, ago. 2017.

SANTOS, D. D. dos; ALMEIDA, N. F. de. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública no município de São Paulo (SP): Uma revisão bibliográfica. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 3-14, 2020.

SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. 364f. Tese (Doutorado em Educação - Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. P. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: MEC, Inep, Comped, 2000. Disponível em: http://www.mec.inep.gov.br. Acesso em: 23 mar. 2023.

SOUZA, K. C. D. de; VIEIRA, M. C. Narrativas e Direitos Humanos: Da (in)visibilidade das ruas para o empoderamento na Educação de Jovens e Adultos. ETD – Educ. Tem. Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 212-230, 2021.

TEIXEIRA, C. R. O “estado da arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do programa de pós-graduação em educação: currículo (1975- 2000). Cad. de Pós-Grad.: educação, v. 5 n. 1, p. 59-66, 2006. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=1845. Acesso em: 10 maio 2023.

Publiée

2024-09-10

Comment citer

de Oliveira Pacheco, C., & Gonçalves de Oliveira, Ângela M. (2024). Educação de jovens e adultos: uma visão do estado da arte. Perspectiva, 42(1), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96784