Política de ação afirmativa no ensino superior: mapeamento do acesso dos cotistas negros da UFMA pós-impactos da lei 12.711/2012

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100235

Parole chiave:

Ações Afirmativas, Educação Superior, Lei 12.711/2012

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir o acesso dos estudantes pretos e pardos que ingressaram na Universidade Federal do Maranhão - UFMA pela Política de Ação Afirmativa, buscando compreender qual o impacto da implantação da Lei 12.711 a partir do preenchimento das vagas ofertadas para os cursos de graduação e o papel da Comissão de Heteroidentificação. A pesquisa é exploratório- descritiva e apoiou-se nos trabalhos de autores como Gomes (2003), Grosfoguel (2006), Nunes (2018), Osório (2004), Pinto e Clemente (2005), Quijano (2007), Siss (2003), Walsh (2007) e em normativas institucionais e relatórios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. As políticas de ações afirmativas oportunizaram o acesso à educação superior de grupos historicamente excluídos, evidenciando impactos para a democratização do acesso, permitindo constatar avanços e retrocessos no acesso ao longo da implementação do sistema de contas na UFMA.

Biografie autore

Angelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFMA. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Marília/SP, Brasil.

Acildo Leite da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado do Departamento de Educação II e dos Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Mestrado Profissional de História da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói/RJ, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFMA) .

Fernanda Motta de Paula Resende, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, SP, Brasil. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) –IBILCE. Coordenadora do Núcleo de Ensino Ler é um Ato Político e  Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia/IBILCE/Unesp (RP/CAPES).

Rodvania Frazão Macedo, Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.  Vinculada a Linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais Trabalho e Formação Humana, atualmente é professora da rede pública municipal de São Luís, MA, Brasil.  Presidente Estadual da União de Negras e Negros pela Igualdade -UNEGRO/MA

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Pubblicato

2025-03-20

Come citare

Bianchini, A. R., Silva, A. L. da, Resende, F. M. de P., & Macedo, R. F. (2025). Política de ação afirmativa no ensino superior: mapeamento do acesso dos cotistas negros da UFMA pós-impactos da lei 12.711/2012. Perspectiva, 43(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100235