Infância e pedagogia: dimensões de uma intrincada relação

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto tenta trazer à tona alguns dos dilemas que
permeiam toda a intervenção pedagógica, que em essência têm a infância como objeto e a sociedade como meta. Busca retomar o conceito de infância e de educação para repensar as alternativas de educação para a criança de Oa 6 anos, resultantes de novas formas de inserção social da família e da consolidação de novas instituições educativas, rompendo com os parâmetros pedagógicos estabelecidos a partir de uma "infância em situação escolar", tal como tem sido delimitada
pela Pedagogia. A definição de um "Pedagogia da Infância"
passa a sustentar-se a partir da incorporação do conceito de
heterogeneidade como definidor na constituição dos sujeitos, e exige que a ação pedagógica se oriente por olhares que contemplem todas as dimensões do humano.

 

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Rocha, E. A. C. (1997). Infância e pedagogia: dimensões de uma intrincada relação. Perspectiva, 15(28), 21–33. https://doi.org/10.5007/%x