A formação pedagógica do professor licenciado -contexto histórico

Autores

  • Leda Scheibe

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A formação pedagógica do professor licenciado é analisada no seu contexto histórico desde a criação dos primeiros cursos, dados pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras até os anos mais recentes, das Faculdades de Educação. A estrutura que caracterizou esta formação quando implementados os primeiros cursos, a do esquema "3+1", foi transformada nos anos 60, porém, isto não implicou em mudanças significativas. Até hoje, sobre uma base substancial de conteúdo específico, a formação pedagógica do professor licenciado coloca-se como uma complementação de créditos necessários para o exercício do magistério, e não como uma base essencial na formação do educador.

Biografia do Autor

Leda Scheibe

Graduação em História - Licenciatura pela UFRGS (1966), mestrado em Educação pela UFGRS (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC - SP (1987).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1983-01-01

Como Citar

Scheibe, L. (1983). A formação pedagógica do professor licenciado -contexto histórico. Perspectiva, 1(1), 31–45. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos