A potência da narração na educação geográfica: uma reflexão epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84225

Palavras-chave:

Educação geográfica, Narração, Epistemologia

Resumo

A busca por uma educação geográfica que ofereça plurais e diversificados aprendizados transita por uma conexão mais profunda e sensível do sujeito com o mundo e, neste sentido, a narração adquire uma potência reveladora dessas possibilidades na medida em que permite (re)mobilizar o lado artístico da Geografia. Partindo do pressuposto que o diálogo entre Ciência e a Arte esteve, por muito tempo, adormecido no interior das reflexões epistemológicas da Geografia - fato relacionado ao domínio da hiperespecialização científica, organizado pelo método pragmático-positivista - os modos de fazer e pensar Geografia também foram, em alguns momentos, reduzidos e limitados, por exemplo, às operações estritamente descritivas; e, ainda hoje, a despeito dos avanços nas áreas correlatas, sofre com o reducionismo das possibilidades de leituras de mundo. Assim, o presente artigo, de cunho teórico e conceitual, reforçado pela pesquisa exploratória e revisão bibliográfica sobre o tema, objetiva refletir a relação entre a narração e a Geografia, buscando ir além do seu uso como recurso metodológico, mas evidenciando a dimensão do sensível e o treinamento do olhar. Nesse diálogo entre ideias e pensadores, intentamos preencher uma lacuna e apontar para caminhos geográficos que contribuam para a ampliação do debate epistemológico que permeia a educação geográfica.

Biografia do Autor

Marcia Alves Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, UFMT, Brasil. Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Rio de Janiro, Brasil. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Ricardo Devides Oliveira, Universidade de São Paulo, USP

Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas/SP, Brasil. Professor de Geografia Humana e Ensino de Geografia na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Doutorando em Geografia Humana na Universidade de São Paulo, USP, Brasil (2017).

Francisco de Assis Gonçalves Junior, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Doutor em Geografiapela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Mestre em Geografia  pela Universidade Estadual de Maringá,  UEM. Graduado em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Alves Soares da Silva, M., Devides Oliveira, R., & de Assis Gonçalves Junior, F. (2022). A potência da narração na educação geográfica: uma reflexão epistemológica. Perspectiva, 40(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84225

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica

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