Ensaios sobre a pluralidade epistemológica da Geografia na escola
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91853Palavras-chave:
Dossiê Perspectiva, 2022, Volume40 n 4Resumo
Em seu âmago, a Educação Geográfica constitui-se como conhecimento que estrutura a leitura do mundo, cumprindo uma função social importante, ao possibilitar múltiplas formas de compreender a realidade dos lugares onde se vive e das relações entre a sociedade e a natureza (CASTELLAR, 2017). E, se a Geografia é uma forma de pensar (GOMES, 2017) a reflexão epistemológica sobre o conhecimento geográfico e sobre a educação geográfica, questiona-se os paradigmas estruturais vigentes, métodos e teorias, trajetórias e também as relações que se estabelecem entre os sujeitos envolvidos e os objetos de análise que as sustentam. (continua)
Referências
CASTELLAR, Sonia M. V.; JULIASZ, Paula Cristiane S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, v. 1, 2017.
GOMES, Paulo César da Costa. Quadros Geográficos. uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
BORNHEIM, Gerd. Crise da ideia de crise. In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: . Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. v. V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kalina Salaib Springer, Rosemy da Silva Nascimento, Francisco de Assis Gonçalves Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional