TIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma análise discursiva de depoimentos de licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p269

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar os sentidos relacionados à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas propostas a licenciandos em sua formação acadêmica. Desse modo, foram produzidas análises discursivas, a partir da perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que trabalha com a convergência e a ressignificação de conceitos do materialismo histórico, da linguística e da psicanálise. Tomamos como corpus analítico um conjunto de depoimentos fornecidos por alunos dos cursos de História, Ciências Sociais e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2012. A análise realizada permitiu a identificação de relações de sentidos distintos e em disputa: por um lado, efeitos de sentido de negação/resistência à utilização do PbWorks enquanto ferramenta pedagógica, que remete a uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Conservadora; por outro lado, efeitos de sentido de receptividade/acolhimento que traduzem aceitação da ferramenta, em sua dimensão avaliativa, inclusive, apontando para uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Transgressora.

Biografia do Autor

Israel da Silva Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Especialista em Gestão Pública pelo convênio UFRGS-UAB
Mestrando em História pela UFRGS

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora Adjunta
Departamento de Ensino e Currículo (DEC) - Faculdade de Educação (FACED) - UFRGS
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)
NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade) da FACED
Grupos de Pesquisa: Pesquisas sobre Educação e Análise de Discurso (UFRGS) e Linguagens, cultura e educação (UNISC)

 

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Aquino, I. da S., & Luzzardi Fiss, D. M. (2018). TIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma análise discursiva de depoimentos de licenciandos. Perspectiva, 36(1), 269–295. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p269

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)