Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54057Resumo
O presente texto discute a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis. Aborda a concepção de educação gramsciana articulada aos conceitos de sociedade, homem, conhecimento, política e apresenta alguns desdobramentos que esse norteamento teórico pode trazer para a formação de professores. Para a consecução do objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou reflexões acerca do entendimento de Estado ampliado, ideologia, filosofia da práxis, educação, escola e apontamentos sobre a formação de professores na lógica da escola unitária ativa e criativa. Ao final, analisa-se a concepção gramsciana de educação superior e sua função fundamental de criação e organização cultural na sociedade, dando unidade ao processo de formação dos intelectuais de diversos níveis, incluindo os professores.
Referências
CORSI, Francisco Luiz. A globalização e a crise dos estados nacionais. In: DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo-Edigar A. (Org). Desafios da globalização. Petrópolis - RJ: Vozes, 1997.
FIORI, José Luiz. Os moedeiros falsos. 3. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi Editore, 1977.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere v. 1/ Antonio Gramsci. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere v. 2/ Antonio Gramsci. 3. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
MARX, Karl. O Capital. 2. ed. Trad.: Régis Barbosa; Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985. Vol. I.
MÉSZAROS, István. Educação para além do capital. 2.ed. Trad.: Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Roberto Francisco de Carvalho, Deise Mancebo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
