Flexibilizações curriculares nas línguas estrangeiras: experiências educacionais junto à estudantes público-alvo da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66804

Resumo

A educação especial é uma modalidade de ensino transversal, que perpassa todos os níveis de ensino. Nas instituições educacionais, a atuação dessa modalidade implica a existência de um projeto pedagógico inclusivo e a realização de um trabalho colaborativo entre os docentes da educação especial e das demais disciplinas. O presente artigo objetiva apresentar e discutir atividades flexibilizadas, realizadas com estudantes público-alvo da educação especial, nas aulas da disciplina de língua estrangeira. Este trabalho tem a sua metodologia embasada na investigação qualitativa (GIL, 2010), utilizou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para estudar o planejamento e a aplicação de atividades de língua estrangeira com estudantes público-alvo da educação especial. Elegeram-se duas categorias para análise: características de flexibilização e mediação da aprendizagem. As atividades foram realizadas nos anos de 2015 e 2016, no Colégio de Aplicação/UFSC, com três estudantes adolescentes: um com Paralisia Cerebral e dois com Transtorno do Espectro Autista, que frequentavam as aulas de francês, inglês e alemão, respectivamente. Como principais referenciais que embasam este artigo, têm-se documentos legais e publicações relacionadas à inclusão educacional (BRASIL, 2008, 2011) e à flexibilização curricular (BLANCO, 2004; BRASIL, 1996; GLAT; OLIVEIRA, 2003). Os resultados indicaram a importância da flexibilização das atividades na elaboração dos objetivos propostos e na seleção e mediação dos materiais elaborados, com destaque para as atividades lúdicas e jogos pedagógicos, contemplando as especificidades dos estudantes. Conclui-se que a flexibilização curricular e a mediação adequada propiciaram aprendizagens significativas para os estudantes, nas línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. 

Ciriane Jane Casagrande da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo, UPF.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Camargo, R. G., & Silva, C. J. C. da. (2020). Flexibilizações curriculares nas línguas estrangeiras: experiências educacionais junto à estudantes público-alvo da educação especial. Perspectiva, 38(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66804

Edição

Seção

Dossiê Jogos e brincadeiras no ensino de línguas estrangeiras