Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84083

Palavras-chave:

Dispositivo didático, Fração, História da educação matemática

Resumo

Este artigo discute, a partir de um dispositivo didático, saberes de referência que foram produzidos para ensinar fração. Observamos que o referido dispositivo esteve presente em diferentes manuais didáticos do ensino primário, em períodos históricos distintos. Em decorrência disso, surgiu-nos a questão: de que forma os autores de manuais sistematizaram saberes para o ensino de frações apropriando-se do mesmo dispositivo didático? Foi suposto que o dispositivo poderia compor saberes de referência para a docência, saberes a ensinar e saberes para ensinar fração. Para a análise, tomou-se como parâmetros conceitos da história cultural e da linha sócio-histórica, como: cultura escolar, saber a ensinar e saber para ensinar, e dispositivo didático. Atualmente, é possível verificar que o objeto estudado mantém a mesma finalidade: ser um dispositivo didático. Entretanto, a partir da pesquisa empreendida, constatou-se que ele foi abordado para tratar de diferentes saberes inerentes à fração. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais didáticos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática.

produção de diferentes saberes para ensinar fração nas vagas pedagógicas em estudo. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais pedagógicos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática. Pode ser resultado de apropriações, de sistematizações; um elemento da matemática do ensino.

Biografia do Autor

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Denise Medina França , Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED- UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Késia Ramires , Universidade Federal do Mato Grosso, UFMS

Doutora em Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil.

Referências

BALDINO, R. R. Material Concreto: Frac – Soma 235. Campo Bom: Casquinha – Material de Apoio Pedagógico, 1983.

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a Ensinar e a Matemática para Ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BÜCHLER, G. A. Arithmetica Elementar. Volume III, 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923.

CALKINS, N. A. Primeiras Lições de Coisas: manual de ensinamento elementar para uso dos paes e professores. 40 ed. Tradução Ruy Barbosa de Oliveira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886.

DYNNIKOV, C. M. S. S. Representações de aritmética no livro de Georg Büchler. Revista de História da Educação Matemática. 2, n. 1, p. 96-116, 2016.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetikê Ano3-nº4, 1995.

GROSSNICKLE, F.E.; BRUECKNER, L.J. O Ensino de Aritmética pela Compreensão. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1965a. v.1.

GROSSNICKLE, F.E.; BRUECKNER, L.J. O Ensino de Aritmética pela Compreensão. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1965b. v.2.

HISTÓRIA da Educação Matemática. Banco de Dados do Repositório Institucional da UFSC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/15983. Acesso em: 02 agosto 2021.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Rita Hofstetter e Wagner Rodrigues Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

FERREIRA, T; CARVALHO, H. Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário: metodologia e didática. São Paulo: Editora Renovada Ltda, s/d. v.5.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

MELO.M.et al. Ensino de Fração: uma experiência com o frac-soma 235. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XI, 2013, São Paulo. Anais... Curitiba: SBEM, 2016. p.1-10.

NOVAES, B. W. D.; BERTICELLI, D. G. D.; PINTO, N. B. Guidelines on the Use of Teaching Materials for Teaching Fractions in the Brazilian Primary Course (1930-1970). Pedagogical Research, 5(3), em0065. https://doi.org/10.29333/pr/8221

OLIVEIRA, R. B. Prefácio do tradutor. In: CALKINS, N. A. Primeiras Lições de Coisas: manual de ensinamento elementar para uso dos paes e professores. 40 ed. Tradução Ruy Barbosa de Oliveira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886.

OLIVEIRA, M. A. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 173 – 201, maio/ago. 2015.

OLIVEIRA, M. A. Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 31, nº 59, dez. 2017b. DOI: 10.1590 / 1980-4415v31n59a08

OLIVEIRA, M. A. A Aritmética Escolar e o Método Intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870-1920). Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo/Unifesp, Guarulhos/SP, 2017a.

OLIVEIRA, M. A. VALENTE, W. R. A Aritmética, a Pedagogia Moderna e a Formação de Professores. In: Miguel Chaquiam, Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Série história da matemática e da educação matemática para o ensino. 1ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v. 10, p. 1-82.

PEREIRA, M. C. M. Construindo FRAC-SOMA 235 e Conhecimento no Ensino Básico. Trabalho de conclusão de curso - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p.78. 2009.

PORTO, R. A. Frações na Escola Elementar. 4. ed. Belo Horizonte: Editôra do Professor, 1967. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169836.

PORTO, R.A. Ver, Sentir, Descobrir a Aritmética. 9. ed. Rio de Janeiro: Editôra Nacional, 1968.

RAMIRES, K.; FRANÇA, D. M.; SANTOS, E. S. C. Saberes Necessários para Ensinar Fração em Tempos de Pedagogia Intuitiva. Histemat, SBHMat, v. 7, p. 1-21, 2021.

REZENDE, W. M. et al. (RE) construindo o conceito de número racional. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XI, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: SBEM, 2013. p.1-8.

SANCHEZ, L. B.; LIBERMAN, M. P. Curso Moderno de Matemática para a Escola Elementar, 4º vol. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1969.

SANGIORGI, O. Matemática Curso Moderno para Cursos Ginasiais – 1, 5ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.

SCHNEUWLY, B. Le travail enseignant. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (orgs). Des objets enseignés en classe de français – Le travail de l’enseignant sur la rédaction de texts argumentatifs et sur la subordonnée relative. Rennes, FR: Presses Universitaires de Rennes, 2009, p. 29-43. Tradução Sandoval Nonato Gomes Santos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011 [Uso restrito].

TRAJANO, A. B. Aritmetica Progressiva. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1948.

VALDEMARIN, V. T. O Método Intuitivo: os Sentidos como Janelas e Portas. In Dermeval Saviani et al. O Legado Educacional do Século XIX (pp. 81-125). Campinas: Autores Associados, 2014.

VALENTE, W. R. História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, 15(36), p. 164-174, 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

Santos, E. S. C. dos, França , D. M., & Ramires , K. . (2022). Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva, 40(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84083

Edição

Seção

A produção do currículo de matemática: história e perspectivas atuais