Bem-estar psicológico, atitudes em relação à escola e condutas perfeccionistas em adolescentes de um programa para talento matemático no Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91910Palavras-chave:
Desenvolvimento do Talento Matemático, Bem-estar Psicológico, Atitudes hacia a Escola, PerfeccionismoResumo
O Programa de Iniciación Científica con énfasis en Matemática para Jóvenes Talentos, um programa avançado de enriquecimento educacional no Paraguai para o desenvolvimento de talentos matemáticos, aproxima estudantes talentosos as disciplinas científicas, ensinando-os a resolver problemas usando a lógica e a matemática. Para explorar o bem-estar psicológico em relação às atitudes em relação aos comportamentos escolares e perfeccionistas dos participantes do programa, esta pesquisa descritivo-correlacional foi realizada com 81 adolescentes de 13-18 anos (60,5% mulheres, 39,5% homens). Eles completaram a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes (BIEPS-J); Quase Perfeita Escala-Revisada (APS-R) e Pesquisa de Avaliação da Atitude Escolar-Revisada (SAAS-R). Análises descritivas, correlações de Pearson, análises de regressão linear múltipla e ANOVAs foram realizadas no software Jamovi. Foi encontrada uma relação positiva entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de alto padrão, uma relação negativa entre bem-estar psicológico e comportamentos perfeccionistas de discrepância, assim como uma relação positiva entre atitude em relação à escola e bem-estar psicológico. Análises de regressão linear múltipla indicaram que pontuações mais altas em padrões elevados e pontuações mais baixas em discrepância de metas podem prever o bem-estar psicológico geral. Assim, observa-se que este grupo de adolescentes matematicamente talentosos correlaciona a busca da excelência com um maior bem-estar.
Referências
ARANA, Fernán; KEEGAN, Eduardo; RUTSZTEIN, Guillermina. Adaptación de una medida multidimensional de perfeccionismo: la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Revista Evaluar, Córdoba, v. 9, n. 1, p. 35-53, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.35670/1667-4545.v9.n1.463. Acesso em: 2 oct. 2018.
BARRIOS, Liz; CHAROTTI, Oscar; GÓMEZ PASQUALI, Gabriela. ¿Qué están haciendo en Paraguay durante la pandemia? Experiencia de OMAPA en la gestión de crisis por COVID 19. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San José, v. 20, n. 1, p. 305-319, 2021. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/48513 Acesso em: 24 oct. 2022.
BARRIOS, Liz; VEGA, Richard; VUYK, Alexandra. Historias de vida de estudiantes con altas capacidades en Paraguay: Participantes de un programa especializado en matemáticas. Eureka, Asunción, v. 17, n. 1, p. 96-111, 2020. Disponível em: https://ojs.psicoeureka.com.py/index.php/eureka/article/view/114 Acesso em: 17 jul. 2020.
CASULLO, Martina; CASTRO, Alejandro. Evaluación del bienestar psicológico en estudiantes adolescentes argentinos. Revista de Psicología de la PUCP, Lima, v. 18, n. 1, p. 36-68, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.18800/psico.200001.002 Acesso em: 7 dez. 2020.
ESTIGARRIBIA, Héctor. Participación de Paraguay y de los países sudamericanos en las Olimpiadas Internacionales de Matemática. In: Sociedad Científica del Paraguay IV Encuentro de Investigadores, 2019, Asunción. Anais [...]. Asunción: [Editora], 2019. Pôster.
KEEGAN, Eduardo; ARANA, Fernán; DE ROSA, Lorena; GALARREGUI, Marina; LAGO, Adriana; MIRACCO, Mariana; PARTARRIEU, Andrés. Guía para perfeccionistas en problemas: Una intervención cognitivo conductual breve. Buenos Aires: Eudeba, 2017.
MCCOACH, Betsy; SIEGLE, Del. The School Attitude Assessment Survey-Revised: A new instrument to identify academically able students who underachieve. Educational and Psychological Measurement, [S.l.], v. 63, n. 3, p. 414-429, 2003. Disponível em: http://doi.org/10.1177/0013164402251057. Acesso em: 24 out. 2022.
MIÑANO PÉREZ, Pablo; CASTEJÓN COSTA, Juan Luis; GILAR CORBÍ, Raquel. Psychometric properties of the Spanish Adaptation of the School Attitude Assessment Survey-Revised. Psicothema, Madrid, v. 26, n. 3, p. 423-430, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.7334/psicothema2013.186. Acesso em: 24 out. 2022.
ORGANIZACIÓN MULTIDISCIPLINARIA DE APOYO A PROFESORES Y ALUMNOS; INSTITUTO DESARROLLO. Evaluación de Impacto de las Olimpiadas de Matemática en Paraguay: Informe Final. Asunción: OMAPA, 2014. Disponível em: https://www.omapa.org/document/evaluacion-de-impacto-de-las-olimpiadas-de-matematica-en-paraguay/. Acesso em: 25 out. 2022.
RICE, Kenneth; ASHBY, Jeffrey. An efficient method for classifying perfectionists. Journal of Counseling Psychology, [S.l.], v. 54, n. 1, p. 72-85, 2007. Disponível em: http://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.72. Acesso em: 24 out. 2022.
SLANEY, Robert; RICE, Kenneth; MOBLEY, Michael; TRIPPI, Joseph; ASHBY, Jeffrey. The revised Almost Perfect Scale. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, [S.l.], v. 34, n. 3, p. 130-145, 2003. Disponível em: http://doi.org/10.1080/07481756.2002.12069030. Acesso em: 2 oct. 2018.
STOEBER, Joachim; OTTO, Kathleen. Positive conceptions of perfectionism: Approaches, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, [S.l.], v. 10, n. 4, p. 295–319, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15327957pspr1004_2. Acesso em: 25 out. 2022.
STRICKER, Johannes; BUECKER, Susanne; SCHNEIDER, Michael; PRECKEL, Franzis. Intellectual giftedness and multidimensional perfectionism: a meta-analytic review. Educational Psychology Review, Suiza, v. 32, n. 2, p. 391-414, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09504-1. Acesso em: 24 out. 2022.
SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; WORRELL, Frank. Rethinking giftedness and gifted education: A proposed direction forward based on psychological science. Psychological Science in the Public Interest, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 3-54, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100611418056. Acesso em: 6 out. 2020.
THE JAMOVI PROJECT. Jamovi. 2022. Disponível em: http://www.jamovi.org. Acesso em: 25 out. 2022.
VUYK, Alexandra; CODAS, Gerónimo. Perfeccionismo, flow y autoconcepto en adolescentes con altas capacidades. In: Sociedad Científica del Paraguay IV Encuentro de Investigadores, 2019, Asunción. Anais [...]. Asunción: [Editora], 2019. Pôster.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandra Vuyk, Liz Aurora Barrios Aguilar
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.