O Nordeste no livro didático de geografia
qual nordeste está sendo ensinado?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e104889Palavras-chave:
Geografia, Nordeste, Migrações, Livro DidáticoResumo
A pesquisa faz parte do projeto “Livro Didático de Geografia: representações e materializações”. O objetivo foi analisar como a região Nordeste e os nordestinos foram apresentados nos Livros Didáticos de Geografia, distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) para Educação Básica. Analisamos os Livros Didáticos (LD) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, adotados no triênio de 2017 a 2019, investigando a representação do Nordeste e do povo nordestino. Para essa pesquisa escolheu-se uma coleção utilizada no sertão nordestino baiano. Por fim, fez-se um levantamento quantitativo e qualitativo das imagens e textos presentes na coleção a partir da análise do discurso. Verificou-se, que apesar de longas discussões e pesquisas de teóricos sobre a região Nordeste e sua população, quando o Livro Didático os apresenta ficam evidenciados quase sempre os mesmos discursos, atrelados aos problemas como as migrações, que historicamente foi uma questão não só do Nordeste, mas também de outras regiões do país, visto que, há um silenciamento em relação a outros aspectos e territorialidades que envolvam o Nordeste e o povo nordestino.
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