O Nordeste no livro didático de geografia

qual nordeste está sendo ensinado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e104889

Palavras-chave:

Geografia, Nordeste, Migrações, Livro Didático

Resumo

A pesquisa faz parte do projeto “Livro Didático de Geografia: representações e materializações”. O objetivo foi analisar como a região Nordeste e os nordestinos foram apresentados nos Livros Didáticos de Geografia, distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) para Educação Básica. Analisamos os Livros Didáticos (LD) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, adotados no triênio de 2017 a 2019, investigando a representação do Nordeste e do povo nordestino. Para essa pesquisa escolheu-se uma coleção utilizada no sertão nordestino baiano. Por fim, fez-se um levantamento quantitativo e qualitativo das imagens e textos presentes na coleção a partir da análise do discurso. Verificou-se, que apesar de longas discussões e pesquisas de teóricos sobre a região Nordeste e sua população, quando o Livro Didático os apresenta ficam evidenciados quase sempre os mesmos discursos, atrelados aos problemas como as migrações, que historicamente foi uma questão não só do Nordeste, mas também de outras regiões do país, visto que, há um silenciamento em relação a outros aspectos e territorialidades que envolvam o Nordeste e o povo nordestino.

Biografia do Autor

Guilherme Lima Guimarães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (campus de Vitória da Conquista - Ba). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Ensino, História e Cultura afro-brasileira pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Magna Melo Viana, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Ensino, Linguagens e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), do Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus VI/Caetité, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Guanambi/BA e em Alfabetização e Letramento pela UNEB, DCHT- campus XVII, Bom Jesus da Lapa - Bahia. Graduada em Licenciatura - Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos, com ênfase em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCHT Campus XII - Guanambi - Bahia.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI – Caetité/BA.

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Publicado

2025-05-27