“Geo o quê, professor"?
olhares dos sujeitos escolares de Altamira/PA sobre a geodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105718Palavras-chave:
Geoeducação, Ensino de Geografia, Educação GeográficaResumo
A Geodiversidade, área emergente das Ciências da Terra, ganhou destaque na década de 1990, estudando a variedade e importância de elementos naturais como rochas, minerais, fósseis, solos, água e paisagens. Apesar do aumento no interesse acadêmico, os estudos sobre Educação em Geodiversidade ainda são limitados. Esta pesquisa busca compreender a percepção de jovens estudantes sobre temas de geodiversidade abordados em Geografia. A metodologia incluiu revisão bibliográfica sobre geodiversidade no ensino fundamental e a aplicação de questionários a estudantes de duas escolas públicas em Altamira (PA). Os resultados indicam que o conhecimento sobre geodiversidade é trabalhado de forma fragmentada nas escolas, destacando a necessidade de ressignificar objetos de conhecimento da Geografia. Isso requer uma abordagem contextualizada com a realidade local dos estudantes, reforçando a relevância da natureza abiótica e sua integração no ensino para maior compreensão e valorização desses elementos.
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