A identidade narrativa em Margarida La Rocque, de Dinah Silveira de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174054Palavras-chave:
Dinah Silveira de Queiroz, Margarida La Rocque, teoria e crítica feminista, identidade narrativa, Paul RicoeurResumo
Este artigo tem como objetivo central apresentar uma análise da protagonista do romance Margarida La Rocque: a ilha dos demônios (1949), de Dinah Silveira de Queiroz (1991). Na obra, a personagem se mostra uma mulher que busca novos caminhos para si. A partir disso, é proposta uma leitura pela perspectiva da teoria e da crítica feminista e, visando mostrar como se dá a construção da identidade dessa personagem em desacordo com os estereótipos da mulher na literatura, foi utilizado igualmente o conceito de identidade narrativa, de Paul Ricoeur.
Downloads
Referências
ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colônia - estudo sobre a condição feminina através dos conventos e recolhimentos do sudeste - 1750-1822. 1992. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Nova Fronteira, 2016a.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. São Paulo: Nova Fronteira, 2016b.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: quatro exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1990.
QUEIROZ, Dinah Silveira de. Margarida La Rocque: a ilha dos demônios. Rio de Janeiro: Record, 1991.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo 3). Campinas: Papirus, 1997.
SCHMIDT, Rita Terezinha. “Mulher e literatura”. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Descentramentos/convergências: ensaios de crítica feminista. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. p. 39-70.
SILVERMAN, Malcolm. “A diversidade da prosa de Dinah Silveira de Queiroz”. In: SILVERMAN, Malcolm. Moderna ficção brasileira 2: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1981. p. 28-61.
THEVET, André. La cosmographie universelle d'André Thevet, cosmographe du roy, llustrée de diverses figures des choses plus remarquables veues par l'auteur, et incogneuës de noz anciens et modernes. Paris: Guillaume Chandiere, 1575.
XAVIER, Elódia. A casa na ficção de autoria feminina. Florianópolis: Mulheres, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Estudos Feministas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.