Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256Palavras-chave:
currículo, narrativas seriadas, estudos culturais, gêneros, sexualidadesResumo
Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato
cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.
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