Donna Haraway e a implosão do projeto moderno de ciência

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n293449

Palavras-chave:

natureza-cultura, ciborgue, objetividade, saberes localizados, testemunha modesta

Resumo

No presente trabalho, nos dedicamos a analisar, a partir do tecnofeminismo de Donna Haraway, sua leitura crítica da construção do projeto moderno de ciência, fundado na separação entre natureza e cultura. Para entendê-la, analisaremos três textos escritos entre as décadas de 1980 e 1990: “O Manifesto Ciborgue”, “Saberes Localizados” e Modest Witness. Seu conceito de ciborgue e identidades fraturadas, e sua crítica à construção da figura do cientista como sujeito de “lugar nenhum” e, por isso, único capaz de dar testemunho válido e fiável, exploram a impossibilidade de um sistema que tende à implosão. Se não há objetividade científica que não esteja implicada em uma localização, o cientista ou a “testemunha modesta” é corporificada e seu olhar, como o de todo e qualquer, bem como sua produção, é sempre parcial.

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Biografia do Autor

Maria Helena Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É Professora Adjunta de Filosofia no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira-CAp UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Doutora em Filosofia pela UERJ (2021). Recebeu o prêmio Master 2 da Association Internationale Gaston Bachelard, em 2020, por sua dissertação de mestrado sobre Bachelard. E menção honrosa pelo prêmio Capes de Teses 2022, pela tese “A natureza-cultura em construção: histórias de filosofia e ciência sobre corpos e feminismos”.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Silva Soares, M. H. (2024). Donna Haraway e a implosão do projeto moderno de ciência. Revista Estudos Feministas, 32(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n293449

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