Pequenas cócegas: abuso sexual de meninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175609

Palavras-chave:

abuso sexual de meninas, educação de crianças, itinerário de formação, cinema

Resumo

A leitura hermenêutica do filme Inocência roubada, foco deste texto, tem por objetivo tratar de abuso sexual com meninas. As contribuições teóricas de Rogério de Almeida e Marcos Ferreira-Santos sobre cinema e hermenêutica nos permitem entender que o cinema também cria um itinerário de formação e, nesse sentido, é educativo. A autora deixa reverberar de maneira autônoma as leituras que fez, ao longo de sua trajetória acadêmica, sobre educação, feminismo, gênero e sexualidade, associadas ao ensaio da espanhola María Zambrano, intitulado “As metáforas do coração”, mote sensível para destacar a ressonância do abuso sexual sofrido na infância, ecoando pela vida inteira da mulher. Concluo que é preciso coragem para emancipar-se de tamanha dor, estudar, falar e narrar sobre abuso sexual com pais e educadores para que as crianças possam seguir em frente na vida, de maneira segura.

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Biografia do Autor

Elni Elisa Willms, Universidade Federal de Mato Grosso - Instituto de Educação / Universidade Federal de Rondonópolis - PPGEdu

Professora Associada I, da UFMT, no Insittuto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis. Pesquisa nas áreas de Educação Infantil, literatura, arte e educação

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2022-05-23

Como Citar

Willms, E. E. (2022). Pequenas cócegas: abuso sexual de meninas. Revista Estudos Feministas, 30(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175609

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