Modelagem de Logotipos Figurais no Geogebra: uma análise do processo e dos conceitos e habilidades requeridos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86980

Palavras-chave:

GeoGebra, Níveis de formação conceitual, Habilidades geométricas, Modelagem matemática

Resumo

Este trabalho descreve a experiência obtida em um curso oferecido a professores e estudantes de matemática na forma de uma ação de extensão de uma universidade federal em que se pretendia tratar de aspectos teóricos e práticos da aprendizagem em geometria e da utilização do software Geogebra. Tem-se como objetivo analisar a atividade de modelagem de logotipos figurais que foi aplicada no mencionado curso, identificando: (a) as fases do processo; (b) os níveis de formação conceitual exigidos e (c) as habilidades geométricas requeridas. A coleta de dados baseou-se nas construções e nos protocolos arquivados no Geogebra e nas ações e exposições verbais da ministrante do curso – identificáveis nas videoaulas gravadas. Foram identificadas as fases de interação, de matematização e de modelo matemático, os níveis 2 e 3 de formação conceitual e as habilidades visual, verbal, lógica e gráfica. Considerou-se que a modelagem de logotipos figurais com a utilização do Geogebra pode ser uma prática que auxilie os alunos no desenvolvimento do pensamento e das habilidades geométricas no ensino fundamental e médio.  

Biografia do Autor

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia

Professora aposentada e voluntária do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UFU e professora visitante da Universidade Federal do ABC

Giselle Alves de Freitas Gabriel , Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da UFABC; professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais 

Fernanda da Silva Teixeira , Universidade Federal do ABC

Licencianda em Matemática pela UFABC

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Relatos de Experiências