Que fantasma você procura para devorar? As presenças assombradas do teatro e da tradução

Alinne Balduino Pires Fernandes

Resumo


Neste artigo, examino as diversas influências subjetivas envolvidas no processo de tradução para o palco, levando em consideração a minha própria tradução para o português do Brasil da peça By the Bog of Cats... de Marina Carr (1998) (tradução ainda não publicada). O que impulsiona esta discussão são as abordagens ir-, anti- e pós-racionais de teoria e prática da tradução, conforme sugeridas por Robinson em Who Translates? (2001). No caso desta discussão em particular, meu foco será o teatro, a encenação e a encenação da tradução. Ao invés de fornecer respostas, este artigo busca levantar questionamentos sobre as “vozes” ou “forças” envolvidas ao traduzir-se para o palco.


Palavras-chave


Tradução Teatral; Subjetividade; Teoria e Prática

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2016v36n2p105



Cadernos de Tradução, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 2175-7968.