"Contra os monstros": por uma educação infantil com qualidade, equidade e mais direitos
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e109515Mots-clés :
Movimentos SociaisRésumé
A educação infantil brasileira tem sido, historicamente, um campo de disputas, conflitos e desafios, agora tensionado novamente com a aprovação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil e da Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que institui as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade. Ao longo de sua elaboração, houve uma tentativa de diálogo com as políticas públicas, os movimentos sociais, a sociedade civil e as universidades, ainda assim, o processo evidenciou contradições, lacunas históricas e o conflito de interesses entre esses diferentes atores. É nesse contexto que se insere este dossiê, com o objetivo de ampliar o debate e reunir análises plurais sobre os critérios e sentidos de “qualidade” que pensem também nos/as profissionais e nas famílias, num movimento contra o silenciamento do que fazem/querem os bebês e as crianças pequenas nos cotidianos das creches e das pré-escolas. Numa abordagem interseccional e contracolonial, este dossiê articula perspectivas nacionais e internacionais sobre a qualidade na educação das infâncias, a fim de fomentar e fortalecer a luta, metafórica e política, “contra os monstros” que ainda bloqueiam direitos, participação e equidade.
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