Saberes do Trabalho dos Agentes Aeroportuários à Luz da Noção de Knowing-in-Practice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e76421

Palavras-chave:

Agentes Aeroportuários, Saberes do Trabalho, Knowing-in-Practice, Estudos Baseados em Prática

Resumo

A associação do conhecimento no trabalho apenas com a educação formal propicia uma hierarquização do conhecimento. A fim de valorizar os diversos saberes que envolvem o trabalho, o estudo buscou analisar a configuração do trabalho e a articulação dos saberes dos agentes aeroportuários à luz da noção de knowing-in-practice. O método foi construído com base em técnicas etnográficas, como observação participante, entrevistas informais e pesquisas em arquivo. A compreensão dos saberes foi oportunizada pelas observações em campo ao atentar para o corpo de conhecimentos requeridos no trabalho; a exigência de qualificação em seu exercício; e seu papel na inserção dos novos agentes em atuação. As informações coletadas mostram que as práticas de trabalho, embora fortemente regulamentadas e padronizadas, podem ser sucessivamente alteradas e, a partir disso, novos saberes e práticas se constituem com base em um julgamento ético, estético e emocional, inserido no contexto de trabalho situado.

Referências

ANTONELLO, C. S.; AZEVEDO, D. Aprendizagem Organizacional: explorando o terreno das teorias culturais e das teorias baseadas em práticas. In: ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. Aprendizagem Organizacional no Brasil, p. 89-113. Porto Alegre: Bookman, 2011.

ARAÚJO, R. F. de; CARDOSO, A. M. P. A Ciência da Informação como rede de atores: reflexões a partir de Bruno Latour. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, UFBA/PPGCI, Salvador, BA, Brasil, 2007.

ANAC. Agência Nacional de Aviação Civil. Manual Geral de Aeroportos. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/imprensa/SCD/2011/Manual_Geral_de_Aeroportos_(MGA)_descaracterizado.pdf. Acesso em: abr. 2013.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: jun. 2020.

BARATO, J. N. Educação Profissional: saberes do ócio ou saberes do trabalho? São Paulo: Editora SENAC, 2004.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BRUNI, A.; GHERARDI, S.; PAROLIN, L. L. Knowing in a System of Fragmented Knowledge. Mind, Culture, and Activity, v. 14, n. 1-2, p. 83–102, 2007. https://doi.org/10.1080/10749030701307754

COOK, S. D. N.; BROWN, J. S. Bridging Epistemologies: the generative dance between organizational knowledge and organizational knowing. Organization Science, v. 10, n. 4, p. 381-400, Jul-Ago. 1999. https://doi.org/10.1287/orsc.10.4.381

CORRADI, G.; GHERARDI, S.; VERZELLONI, L. Ten good reasons for assuming a ‘practice lens’ in organization studies. International Conference on Organizational Learning, Knowledge and Capabilities, Copenhagen, p. 1-37, Apr. 2008.

CUEL, R. A journey of learning organization in social science: interview with Silvia Gherardi. Learning Organization, v. 27, n. 5, 455-461, 2020. https://doi.org/10.1108/TLO-02-2020-0031

ELKJAER, B. Taking stock of “Organizational Learning”: Looking back and moving forward. Management Learning, v. 53, p. 3, 582-604, 2022. https://doi.org/10.1177/13505076211049599

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

FELDMAN, M. S.; ORLIKOWSKI, W. J. Theorizing Practice and Practicing Theory. Organization Science, v. 22, n. 5, p. 1240–1253, Set–Out. 2011. https://doi.org/10.1287/orsc.1100.0612

FISCHER, M. C.; TIRIBA, L. Saberes do Trabalho Associado. In: CATTANI, A. D.; LAVILLE, J.; GAIGER, L. I.; HESPANHA, P. Dicionário Internacional da Outra Economia, p. 293-298. São Paulo: Almedina, 2009.

FLIGHT Escola de Aviação. Curso Intensivo Profissional de Atendimento Aeroportuário. Material didático. Porto Alegre, out. 2013.

GHERARDI, S. Docta ignorantia: professional knowing at the core and at the margins of a practice. Journal of Education and Work, v. 25, n. 1, p. 15-38, 2012a. https://doi.org/10.1080/13639080.2012.644902

GHERARDI, S. How to Conduct a Practice-based Study: problems and methods. Northampton: Edward Elgar, 2012b. https://doi.org/10.4337/9780857933386

GHERARDI, S. Knowing and Learning in Practice-Based Studies: an introduction. The Learning Organization, v. 16, n. 5, p. 352-359, 2009. https://doi.org/10.1108/09696470910974144

GHERARDI, S. Practice as a collective and knowledgeable doing. Working Paper Series Collaborative Research Center Media of Cooperation, 2019.

GHERARDI, S. Organizational knowledge: the texture of workplace learning. London: Blackwell, 2006.

GHERARDI, S. Situated Knowledge and Situated Action: what do practice-based studies promise? In: BARRY, D.; HANSEN, H. The SAGE Handbook of New Approaches in Management and Organization, p. 516-525. London: SAGE, 2008. https://doi.org/10.4135/9781849200394.n89

GHERARDI, S. A posthumanist epistemology of practice. In: NEESHAM, C. (Ed.), Handbook of Philosophy of Management, Handbooks in Philosophy. Cham: pringer, 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-319-48352-8_53-1

GHERARDI, S.; MIELE, F. Knowledge management from a social perspective: the contribution of practice-based studies. In: SYED, et al (Eds.), The Palgrave Handbook of Knowledge Management, p. 151-176. Cham: Palgrave MacMillan, 2018. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71434-9_7

GHERARDI, S.; PERROTA, M. Egg dates sperm: a tale of a practice change and its stabilization. Organization, v. 18, n. 5, p. 595-614, 2011. https://doi.org/10.1177/1350508410393057

HANSEN, H. The ethnonarrative approach. Human Relations, v. 59, n. 8, p. 1049–1075, 2006. https://doi.org/10.1177/0018726706068770

KIRSCHENBAUM, A.; MARIANI, M.; VAN GULIJK, C.; LUBASZ, S.; RAPAPORT, C.; ANDRIESSEN, H. Airport security: an ethnographic study. Journal of Air Transport Management, 18, p. 68-73, 2011. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2011.10.002

KNORR CETINA, K. Objectual practice. In SCHATZKI, T.; KNORR CETINA K.; VON SAVIGNY, E. The practice turn in contemporary theory, p. 175–188. London: Routledge, 2001.

KNOX, H.; O’DOHERTY, D. P.; VURDUBAKIS, T.; WESTRUP, C. Something happened: specters of organization/disorganization at the airport. Human Relations, Jan. 7, p. 1-20, 2015.

KNOX, H.; O'DOHERTY, D. P.; VURDUBAKIS, T.; WESTRUP, C. Enacting Airports: space, movement and modes of ordering. Organization, v. 15, n. 6, p. 869–888, 2008. https://doi.org/10.1177/1350508408095818

KOLOSKOV, A. Managing Knowledge or Knowing in Practice? A critical review of perspectives on knowledge management. iSCHANNEL, v. 5, n. 1, p. 5-9, 2010.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MILITZ, R.; GALLON, S.; CAMILLIS, P. K. DE; BITENCOURT, B. M.; PAULI, J. Knowledge in critical events: Know-how at work of emerging country firefighters, International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 81, 2022, https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2022.103294.

NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. Introduction: toward a practice-based view of knowing and learning in organizations. In: NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. (Eds). Knowing in Organizations: a practice-based approach, New York: M.E. Sharpe, p. 3-31, 2003.

NICOLINI, D. Zooming in and out: studying practices by switching theoretical lenses and trailing connections. Organization Studies, v. 30, n. 12, p. 1391–1418, 2009. https://doi.org/10.1177/0170840609349875

ORLIKOWSKI, W. J. Knowing in practice: enacting a collective capability in distributed organizing. Organization Science, v. 13, n. 3, p. 249–273, 2002. https://doi.org/10.1287/orsc.13.3.249.2776

ROSE, M. Blue-collar brilliance: questioning assumptions about intelligence, work, and social class. American Scholar, v. 78, n. 3, p. 43-49, 2009.

ROSE, M. O Saber do Trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.

ROUSE, J. Two concepts of practices. In: SCHATZKI, T. R.; KNORR CETINA, K.; SAVIGNY, E. V. (Eds.). The Practice Turn in Contemporary Theory, p. 189-198. London: Routledge, 2001.

STRATI, A. Sensible Knowledge and Practice-Based Learning. Management Learning, v. 38, n. 1, p. 61-77, Fev. 2007a. https://doi.org/10.1177/1350507607073023

STRATI, A. Organização e Estética. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007b.

SVABO, C. Materiality in a practice-based approach. The Learning Organization, v. 16, n. 5, p. 360-370, 2009. https://doi.org/10.1108/09696470910974153

TURETA, C.; ALCADIPANI, R. O objeto objeto na análise organizacional: a teoria ator-rede como método de análise da participação dos não-humanos no processo organizativo. Cadernos EBAPE.BR, v. 7, n.1, p. 48-65, 2009. https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000100005

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Bitencourt, B. M., Antonello, C. S., & Gallon, S. (2023). Saberes do Trabalho dos Agentes Aeroportuários à Luz da Noção de Knowing-in-Practice. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e76421

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.