A Publicação de Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor

Uma Análise dos Artigos Apresentados nos Eventos da ANPAD

Autores

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado Universidade Federal de Uberlândia
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia
  • Evandro Luiz Lopes Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Júlio Araujo Carneiro Cunha

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e77669

Palavras-chave:

Estudos experimentais, Estudo bibliométrico, EMA , Enanpad

Resumo

Dada a importância das pesquisas experimentais nas Ciências Sociais Aplicadas, especialmente no campo do Comportamento do Consumidor, e a relevância dos anais do Encontro da ANPAD (EnANPAD) e do Encontro de  Marketing da ANPAD (EMA) para o desenvolvimento da pesquisa e criação do conhecimento nessa área, objetivou-se avaliar as publicações do tema ‘Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor’ da divisão acadêmica de Marketing dos dois eventos. O estudo se justifica, pois analisar a produção científica brasileira, por meio de recortes, é importante para criticar e descrever o que é publicado e examinar o uso de determinadas práticas metodológicas. A pesquisa caracteriza-se como bibliométrica descritiva com abordagem quantitativa. Os resultados indicam a evolução dos estudos experimentais no Brasil quando compara-se os resultados com levantamentos anteriores. Porém, ainda existem lacunas que devem ser preenchidas. Dessa forma, é apresentadada uma proposta para o avanço da pesquisa experimental no campo do comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2019). Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015). Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (2007). Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (2002). Foi coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia de 2012 a 2017. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU), atuando na área de Marketing. Suas pesquisas, desde 2009, são focadas na área de Marketing, principalmente, nas linhas de Comportamento do Consumidor e Marketing Social.

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

Evandro Luiz Lopes, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Entre 2012 e 2019 foi Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Marketing (BJM). Atualmente é professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

Júlio Araujo Carneiro Cunha

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004), Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016). Na pós-graduação stricto-sensu possui mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho. É editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado das revistas CGG (Contabilidade, Gestão e Governança) e REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). É avaliador ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais. Como publicação de trabalhos científicos tem ao todo 56 publicações em periódicos, 4 capítulos de livro e 91 artigos em anais de eventos e congressos. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Marketing, Estratégia, Gestão e Mensuração do Desempenho Organizacional e Redes Interorganizacionais.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Alexandrina Domingues Pereira do Prado, R., Francisco Alcântara Fagundes, A., Luiz Lopes, E., & Araujo Carneiro da Cunha, J. (2022). A Publicação de Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor: Uma Análise dos Artigos Apresentados nos Eventos da ANPAD. Revista De Ciências Da Administração, 24(63). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e77669

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