Um estudo sobre a organização e o desenvolvimento do processo orçamentário em empresas de tecnologia de Florianópolis

Autores

  • Francielle Koerich Simas
  • Alexandre Marino da Costa UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p197

Resumo

O sistema orçamentário é uma ferramenta administrativa que facilita a integração das atividades através do planejamento e do controle das diversas áreas da organização. Este artigo objetiva identificar a estrutura e os principais métodos utilizados para a elaboração dos orçamentos nas empresas de tecnologia de Florianópolis. A investigação foi realizada através de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas dirigidas a uma população composta por 24 empresas do ramo de tecnologia, de Florianópolis, cadastradas pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. Observou-se que a maioria das empresas ainda não apresenta a estrutura de sistema orçamentário sistematizada, na qual são projetadas todas as peças orçamentárias pertencentes aos processos organizacionais. Pode-se destacar também que o principal método de projeção dos itens considerados para elaboração das peças orçamentárias é constituído pelo reajuste dos dados históricos. Constatou-se que a participação na decisão de elaboração do orçamento é formada em sua maioria pela alta administração e que os recursos tecnológicos utilizados para o desenvolvimento dos orçamentos são compostos, principalmente, por planilhas eletrônicas.

Biografia do Autor

Francielle Koerich Simas

Graduada em Administração. Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências da Administração,

Alexandre Marino da Costa, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1994), mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC(2004). Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, desempenhando a função de Coordenador do curso de graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: relatório de estágio, administração financeira, desenvolvimento de recursos humanos, planejamento estratégico e administração geral.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto de Oliveira Moritz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1971) , especialização em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1974) , mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Simas, F. K., Costa, A. M. da, & Moritz, G. de O. (2008). Um estudo sobre a organização e o desenvolvimento do processo orçamentário em empresas de tecnologia de Florianópolis. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 197–219. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p197

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)