Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361Palavras-chave:
Empreendedorismo, Orientação empreendedora, cervejarias artesanais, regionalidadeResumo
O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, este artigo visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na cidade de Uberlândia? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora de duas cervejarias artesanais localizadas em Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foi realizado um estudo de caso de duas empresas da região. A comparação entre os casos permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as empresas, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Orientação empreendedora; cervejarias artesanais; regionalidade
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