Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia

Autores

  • Ian Porto Coimbra Universidade Federal de Uberlândia/UFU
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia/UFU
  • Daniel Leite Mesquita Universidade Federal de Lavras/UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Orientação empreendedora, cervejarias artesanais, regionalidade

Resumo

O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, este artigo visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na cidade de Uberlândia? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora de duas cervejarias artesanais localizadas em Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foi realizado um estudo de caso de duas empresas da região. A comparação entre os casos permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as empresas, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Orientação empreendedora; cervejarias artesanais; regionalidade

Biografia do Autor

Ian Porto Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas.

MBA em negócios internacionais pela FGV.

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Interesse nas áreas de empreendedorismo, micro e pequenas empresas, internacionalização de empresas e inovação.

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios/Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações - NEOrg (FACIP/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/DAE/UFLA). Editor de sessão da Revista Organizações Rurais & Agroindustriais (UFLA). Revisor de artigos para periódicos e eventos científicos internacionais e nacionais. Possui interesse nas temáticas: Empreendedorismo; Empresas Familiares; Estratégia; Inovação; Estudos Organizacionais.

Daniel Leite Mesquita, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Professor Substituto em Administração, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA ), na área de Marketing;

Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com foco em gestão estratégica, geração de inovação tecnológica e consumo de inovações

Pós- Doutorando em Administração - UFLA com ênfase em mobilidade urbana e acessibilidade

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Publicado

02-02-2023

Como Citar

Coimbra, I. P. ., Borges, A. F., & Mesquita, D. L. (2023). Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia. Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 25–41. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361

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