Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia

Autores

  • Ian Porto Coimbra Universidade Federal de Uberlândia/UFU
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia/UFU
  • Daniel Leite Mesquita Universidade Federal de Lavras/UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Orientação empreendedora, cervejarias artesanais, regionalidade

Resumo

O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, este artigo visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na cidade de Uberlândia? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora de duas cervejarias artesanais localizadas em Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foi realizado um estudo de caso de duas empresas da região. A comparação entre os casos permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as empresas, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Orientação empreendedora; cervejarias artesanais; regionalidade

Biografia do Autor

Ian Porto Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas.

MBA em negócios internacionais pela FGV.

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Interesse nas áreas de empreendedorismo, micro e pequenas empresas, internacionalização de empresas e inovação.

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios/Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações - NEOrg (FACIP/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/DAE/UFLA). Editor de sessão da Revista Organizações Rurais & Agroindustriais (UFLA). Revisor de artigos para periódicos e eventos científicos internacionais e nacionais. Possui interesse nas temáticas: Empreendedorismo; Empresas Familiares; Estratégia; Inovação; Estudos Organizacionais.

Daniel Leite Mesquita, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Professor Substituto em Administração, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA ), na área de Marketing;

Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com foco em gestão estratégica, geração de inovação tecnológica e consumo de inovações

Pós- Doutorando em Administração - UFLA com ênfase em mobilidade urbana e acessibilidade

Referências

ANDERSON, B. S.; KREISER, P. M.; KURATKO, D. F.; HORNSBY, J. S.; EHSIMA, Y. Reconceptualizing entrepreneurial orientation. Strategic Management Journal, v. 36, n. 10, p. 1579-1596.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2011.

BELISSA, T. Uberlândia atrai cervejarias artesanais. In: Diário do Comércio. Uberlândia, 6 fev. 2019. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/uberlandia-fomenta-producao-de-artesanais/ . Acesso em: 16 abr. 2020.

BORGES, A. F.; LIMA, J. B; BRITO, M. J. Fundamentos da Pesquisa em Empreendedorismo: aspectos conceituais, teóricos, ontológicos e epistemológicos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 41, 2017, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2017.

BUSENITZ, L. W.; PLUMMER, L. A.; KLOTZ, A. C.; SHAHZAD, A.; RHOADS, K. Entrepreneurship research (1985-2009) and the emergence of opportunities. Entrepreneurship Theory and Practice, Boca Raton, v. 38, n. 5, p. 981-1000, set. 2014.

CARMONA, L. J. M.; CERUTTI L.; GOMES, G.; LUCAS, P.; MELO, R. Orientação Empreendedora Capacidade de Aprendizagem Organizacional e Desempenho Inovador no Setor Microcervejeiro. Revista de Negócios, v. 22, n. 3, p. 64-80, 2017.

CLARK, C. M.; HARISSON, C. Entrepreneurship: an assimilated multi-perspective review. Journal of Small Business & Management, v. 31, n. 1, p. 43-71, 2019.

COFFEY, Amanda. Analysing Documents. In: FLICK, Uwe. The SAGE Handbook of Qualitative Analysis. [S. l.]: Sage Publications, 2014. p. 367-379.

COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 16, n. 1, p. 7-25, 1991.

COVIN, J. G.; WALES, W. J. Crafting high-impact entrepreneurial orientation research: some suggested guidelines. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 43, n. 1, p. 3-18, 2019.

COVIN, J. G.; WALES, W. J. The measurement of entrepreneurial orientation. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 36, n. 4, p. 677-702, 2012.

DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T. The role of entrepreneurial orientation in stimulating effective corporate entrepreneurship. Academy of Management Perspectives, v. 19, n. 1, p. 147-156, 2005.

EISENHARDT, Kathleen M. “Building Theories from Case Study Research.” The Academy of Management Review, vol. 14, no. 4, 1989, pp. 532–550.

EISENHARDT, Kathleen M.; GRAEBNER, Melissa E. Theory building from cases: Opportunities and challenges. Academy of management journal, v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007.

FLICK, Uwe. Introdução À Metodologia De Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013. 256 p.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, George; BAUER, Martin W. Pesquisa Qualitativa Com Texto, Imagem E Som. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. cap. 3, p. 64-89.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRÉGOIRE, Denis A. et al. Is there conceptual convergence in entrepreneurship research? A cocitation analysis of frontiers of entrepreneurship research 1981-2004. Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 30, n. 3, p. 337-373, May 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/, Acesso em: 25 novembro. 2019.

LOMBERG, C.; URBIG, D.; STÖCKMANN, C.; MARINO, L. D.; DICKSON, P. H. Entrepreneurial orientation: the dimensions’ shared effects in explaining firm performance. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 41, n. 6, p. 973-998, 2017.

LUMPKIN, G. T.; DESS, G. G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academic of Management Review, v.21, n.1, p.135-172, 1996.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158,1990/1991.

MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H. Orientação empreendedora nas organizações e a busca de sua facilitação. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 90-108, 2008.

MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H.; BOISSIN, J. Orientação empreendedora: revisitando conceitos e aproximando com a internacionalização das organizações. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 4, n. 2, p. 112-126, 2010.

MARTENS, C. D. P.; LACERDA, F. M.; BELFORT, A. C.; FREITAS, H. M. R. Research on entrepreneurial orientation: current status and future agenda. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 22, n. 4, p. 556-583, 2016.

MARVASTI, Amir. Analysing observations. In: FLICK, Uwe. The SAGE Handbook of Qualitative Analysis. [S. l.]: Sage Publications, 2014. p. 354-366.

MCCLELLAND, D. C. The achievement motive in economic growth. In P. Kilby (Ed.), Entrepreneurship and economic development (pp. 109-122). New York: The Free Press, 1971.

MILLER, D. The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770-791, 1983.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. AnUÁRIO DA CERVEJA NO BRASIL 2019: Crescimento e Inovação. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/. Acesso em: 23 de março de 2020.

MÜLLER, C. R.; SILVEIRA-MARTINS, E. Direcionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 42, 2018, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2018.

NORDQVIST, M.; ZELLWEGER, T. M. A qualitative research approach to the study of transgenerational entrepreneurship. In: NORDQVIST, M.; ZELLWEGER, T. M. Transgenerational Entrepreneurship: exploring growth and performance in family firms across generations. Cheltenham: E. Elgar, 2010. cap. 2, p. 39-57.

RAUCH, A.; WIKLUND, J.; LUMPKIN, G. T.; FRESE, M. Entrepreneurial orientation and business performance: an assessment of past research and suggestions for the future. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 761-787, 2009.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1997.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalism, Socialism, and Democracy. 6. ed. Nova York: Routledge, 2003.

SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217-227, 2000.

SILVEIRA, B. R.; MARTINS, E. S. Orientação Empreendedora: uma Análise Bibliométrica em Periódicos Nacionais e Internacionais. Revista de Administração FACES Journal, v. 15, n. 4, p. 100-126, 2016.

STAKE, Robert E. The Case Study Method in Social Inquiry. Educational Researcher, vol. 7, no. 2, 1978, pp. 5-8.

VALE, G. M. V. Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 874-891, 2014.

WALES, William; COVIN, Jeffrey; MONSEN, Erik. Entrepreneurial orientation: The necessity of a multilevel conceptualization. Strategic Entrepreneurship Journal, [s. l.], p. 1-22, 2020.

WIKLUND, J; SHEPHERD, D. Entrepreneurial orientation and small business performance: a configurational approach. Journal of Business Venturing, v. 20, n. 1, p. 71-91, Jan. 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZAHRA, S. A., & COVIN, J. G.. Business strategy, technology policy and firm performance. Strategic Management Journal, 14(6), 451-478, 1993.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Coimbra, I. P. ., Borges, A. F., & Mesquita, D. L. (2023). Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia. Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 25–41. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361