Orientação empreendedora e regionalidade: o caso das cervejarias artesanais de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e83361Palabras clave:
Empreendedorismo, Orientação empreendedora, cervejarias artesanais, regionalidadeResumen
O Brasil, país com o terceiro maior consumo de cerveja no mundo, tem apresentado um grande crescimento do setor artesanal nos últimos anos. Neste trabalho, optou-se por abordar o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica da orientação empreendedora, que parte de um pressuposto de que existe uma relação positiva entre o nível de orientação empreendedora da organização e o desempenho empresarial. Dessa forma, este artigo visou responder a seguinte pergunta: Como se configura a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na cidade de Uberlândia? O objetivo foi, portanto, compreender a orientação empreendedora de duas cervejarias artesanais localizadas em Uberlândia. Para a concretização do objetivo, foi realizado um estudo de caso de duas empresas da região. A comparação entre os casos permitiu identificar semelhanças e diferenças a orientação empreendedora entre as empresas, bem como levantar discussões sobre a regionalidade dentro da temática do empreendedorismo.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Orientação empreendedora; cervejarias artesanais; regionalidade
Citas
ANDERSON, B. S.; KREISER, P. M.; KURATKO, D. F.; HORNSBY, J. S.; EHSIMA, Y. Reconceptualizing entrepreneurial orientation. Strategic Management Journal, v. 36, n. 10, p. 1579-1596.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2011.
BELISSA, T. Uberlândia atrai cervejarias artesanais. In: Diário do Comércio. Uberlândia, 6 fev. 2019. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/uberlandia-fomenta-producao-de-artesanais/ . Acesso em: 16 abr. 2020.
BORGES, A. F.; LIMA, J. B; BRITO, M. J. Fundamentos da Pesquisa em Empreendedorismo: aspectos conceituais, teóricos, ontológicos e epistemológicos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 41, 2017, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2017.
BUSENITZ, L. W.; PLUMMER, L. A.; KLOTZ, A. C.; SHAHZAD, A.; RHOADS, K. Entrepreneurship research (1985-2009) and the emergence of opportunities. Entrepreneurship Theory and Practice, Boca Raton, v. 38, n. 5, p. 981-1000, set. 2014.
CARMONA, L. J. M.; CERUTTI L.; GOMES, G.; LUCAS, P.; MELO, R. Orientação Empreendedora Capacidade de Aprendizagem Organizacional e Desempenho Inovador no Setor Microcervejeiro. Revista de Negócios, v. 22, n. 3, p. 64-80, 2017.
CLARK, C. M.; HARISSON, C. Entrepreneurship: an assimilated multi-perspective review. Journal of Small Business & Management, v. 31, n. 1, p. 43-71, 2019.
COFFEY, Amanda. Analysing Documents. In: FLICK, Uwe. The SAGE Handbook of Qualitative Analysis. [S. l.]: Sage Publications, 2014. p. 367-379.
COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 16, n. 1, p. 7-25, 1991.
COVIN, J. G.; WALES, W. J. Crafting high-impact entrepreneurial orientation research: some suggested guidelines. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 43, n. 1, p. 3-18, 2019.
COVIN, J. G.; WALES, W. J. The measurement of entrepreneurial orientation. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 36, n. 4, p. 677-702, 2012.
DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T. The role of entrepreneurial orientation in stimulating effective corporate entrepreneurship. Academy of Management Perspectives, v. 19, n. 1, p. 147-156, 2005.
EISENHARDT, Kathleen M. “Building Theories from Case Study Research.” The Academy of Management Review, vol. 14, no. 4, 1989, pp. 532–550.
EISENHARDT, Kathleen M.; GRAEBNER, Melissa E. Theory building from cases: Opportunities and challenges. Academy of management journal, v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007.
FLICK, Uwe. Introdução À Metodologia De Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013. 256 p.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKELL, George; BAUER, Martin W. Pesquisa Qualitativa Com Texto, Imagem E Som. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. cap. 3, p. 64-89.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRÉGOIRE, Denis A. et al. Is there conceptual convergence in entrepreneurship research? A cocitation analysis of frontiers of entrepreneurship research 1981-2004. Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 30, n. 3, p. 337-373, May 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/, Acesso em: 25 novembro. 2019.
LOMBERG, C.; URBIG, D.; STÖCKMANN, C.; MARINO, L. D.; DICKSON, P. H. Entrepreneurial orientation: the dimensions’ shared effects in explaining firm performance. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 41, n. 6, p. 973-998, 2017.
LUMPKIN, G. T.; DESS, G. G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academic of Management Review, v.21, n.1, p.135-172, 1996.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158,1990/1991.
MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H. Orientação empreendedora nas organizações e a busca de sua facilitação. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 90-108, 2008.
MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H.; BOISSIN, J. Orientação empreendedora: revisitando conceitos e aproximando com a internacionalização das organizações. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 4, n. 2, p. 112-126, 2010.
MARTENS, C. D. P.; LACERDA, F. M.; BELFORT, A. C.; FREITAS, H. M. R. Research on entrepreneurial orientation: current status and future agenda. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 22, n. 4, p. 556-583, 2016.
MARVASTI, Amir. Analysing observations. In: FLICK, Uwe. The SAGE Handbook of Qualitative Analysis. [S. l.]: Sage Publications, 2014. p. 354-366.
MCCLELLAND, D. C. The achievement motive in economic growth. In P. Kilby (Ed.), Entrepreneurship and economic development (pp. 109-122). New York: The Free Press, 1971.
MILLER, D. The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770-791, 1983.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. AnUÁRIO DA CERVEJA NO BRASIL 2019: Crescimento e Inovação. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/. Acesso em: 23 de março de 2020.
MÜLLER, C. R.; SILVEIRA-MARTINS, E. Direcionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 42, 2018, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2018.
NORDQVIST, M.; ZELLWEGER, T. M. A qualitative research approach to the study of transgenerational entrepreneurship. In: NORDQVIST, M.; ZELLWEGER, T. M. Transgenerational Entrepreneurship: exploring growth and performance in family firms across generations. Cheltenham: E. Elgar, 2010. cap. 2, p. 39-57.
RAUCH, A.; WIKLUND, J.; LUMPKIN, G. T.; FRESE, M. Entrepreneurial orientation and business performance: an assessment of past research and suggestions for the future. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 761-787, 2009.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1997.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalism, Socialism, and Democracy. 6. ed. Nova York: Routledge, 2003.
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217-227, 2000.
SILVEIRA, B. R.; MARTINS, E. S. Orientação Empreendedora: uma Análise Bibliométrica em Periódicos Nacionais e Internacionais. Revista de Administração FACES Journal, v. 15, n. 4, p. 100-126, 2016.
STAKE, Robert E. The Case Study Method in Social Inquiry. Educational Researcher, vol. 7, no. 2, 1978, pp. 5-8.
VALE, G. M. V. Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 874-891, 2014.
WALES, William; COVIN, Jeffrey; MONSEN, Erik. Entrepreneurial orientation: The necessity of a multilevel conceptualization. Strategic Entrepreneurship Journal, [s. l.], p. 1-22, 2020.
WIKLUND, J; SHEPHERD, D. Entrepreneurial orientation and small business performance: a configurational approach. Journal of Business Venturing, v. 20, n. 1, p. 71-91, Jan. 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZAHRA, S. A., & COVIN, J. G.. Business strategy, technology policy and firm performance. Strategic Management Journal, 14(6), 451-478, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor deberá garantizar:
- que exista pleno consenso entre todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su envío para publicación.
que su trabajo es original, y si se utilizó trabajo y/o palabras de otras personas, estos fueron debidamente reconocidos.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. RCA se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método de detección de plagio.
Todos los envíos recibidos para evaluación en la revista RCA pasan por la identificación de plagio y autoplagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará lugar al archivo del envío. Si se identifica plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor Jefe realizará una investigación preliminar y, de ser necesario, se retractará.
Los autores otorgan a RCA los derechos exclusivos de primera publicación, estando la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.

Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicación de una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta licencia permite a cualquier usuario tener derecho a:
Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adapte: remezcle, transforme y cree a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
Bajo los siguientes términos:
Atribución: debe dar el crédito apropiado (citar y hacer referencia), proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda a usted o su uso.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permite.