Sistema de gestão de atividades acadêmicas: uma análise sob a perspectiva da intenção, uso e desempenho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89525

Palavras-chave:

Sistema Integrado de Gestão, SIGAA, UTAUT, Desempenho Individual, Instituições de Ensino

Resumo

Objetivo: analisar se a intenção e o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) exerce efeito positivo no desempenho individual do usuário, sob a ótica da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Metodologia/abordagem: a tipologia de pesquisa é causal, quantitativa, qualitativa e um estudo de caso, por meio da aplicação de questionários a docentes e técnicos administrativos. A análise quantitativa dos resultados evidencia as percepções dos usuários, através do Coeficiente de Alpha de Cronbach e validação dos constructos por Ranking Médio dos itens dentro de cada bloco do questionário aplicado.

Originalidade/relevância: trata-se de um estudo original por buscar compreender o desempenho individual associado a aceitação de um software de gestão acadêmica, por meio de uma teoria já consolidada (UTAUT).

Principais resultados: os resultados mostram que a aceitação e o uso do sistema SIGAA exercem efeito significativo no desempenho individual do seu usuário, mas não é algo excepcional, visto que o sistema é uma ferramenta imposta para uso e que facilita a operacionalidade dos registros.

Contribuições teóricas: o modelo resultante desta pesquisa, com a inclusão do constructo desempenho ao UTAUT, se faz uma contribuição teórica e metodológica para outras pesquisas com esta mesma finalidade.

Contribuições para a Gestão: O estudo trouxe sugestões de possíveis melhorias a serem implementadas nos sistemas de gestão de atividades acadêmicas, dada a sua importância para as instituições de ensino.

Biografia do Autor

Flávia de Paula Dias, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Mestre em Administração pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC.

Servidora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Danilo de Melo Costa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC
Professor da SKEMA Business School

Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga, Centro Universitário Una

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta do Centro Universitário UNA.

Roberta de Cássia Macedo, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Professora do Centro Universitário Una

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Dias, F. de P., Costa, D. de M., Torga, E. M. M. F., & Macedo, R. de C. (2024). Sistema de gestão de atividades acadêmicas: uma análise sob a perspectiva da intenção, uso e desempenho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89525

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