Sistema de gestão de atividades acadêmicas: uma análise sob a perspectiva da intenção, uso e desempenho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89525

Palavras-chave:

Sistema Integrado de Gestão, SIGAA, UTAUT, Desempenho Individual, Instituições de Ensino

Resumo

Objetivo: analisar se a intenção e o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) exerce efeito positivo no desempenho individual do usuário, sob a ótica da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Metodologia/abordagem: a tipologia de pesquisa é causal, quantitativa, qualitativa e um estudo de caso, por meio da aplicação de questionários a docentes e técnicos administrativos. A análise quantitativa dos resultados evidencia as percepções dos usuários, através do Coeficiente de Alpha de Cronbach e validação dos constructos por Ranking Médio dos itens dentro de cada bloco do questionário aplicado.

Originalidade/relevância: trata-se de um estudo original por buscar compreender o desempenho individual associado a aceitação de um software de gestão acadêmica, por meio de uma teoria já consolidada (UTAUT).

Principais resultados: os resultados mostram que a aceitação e o uso do sistema SIGAA exercem efeito significativo no desempenho individual do seu usuário, mas não é algo excepcional, visto que o sistema é uma ferramenta imposta para uso e que facilita a operacionalidade dos registros.

Contribuições teóricas: o modelo resultante desta pesquisa, com a inclusão do constructo desempenho ao UTAUT, se faz uma contribuição teórica e metodológica para outras pesquisas com esta mesma finalidade.

Contribuições para a Gestão: O estudo trouxe sugestões de possíveis melhorias a serem implementadas nos sistemas de gestão de atividades acadêmicas, dada a sua importância para as instituições de ensino.

Biografia do Autor

Flávia de Paula Dias, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Mestre em Administração pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC.

Servidora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Danilo de Melo Costa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC
Professor da SKEMA Business School

Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga, Centro Universitário Una

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta do Centro Universitário UNA.

Roberta de Cássia Macedo, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Professora do Centro Universitário Una

Referências

Abrucio, F. L., & Gaetani, F. (2008). Avanços e perspectivas da gestão pública nos estados: agenda, aprendizado e coalizão. In L. L. Costa (Org.), Avanços e perspectivas da gestão pública nos estados (pp. 1-270). Ed. Qualitymark. http://bresserpereira.sitepessoal.com/Documents/MARE/Terceiros-Papers/Texto%20de%20Abrucio%20e%20de%20Gaetani.pdf

Afonso, C. M., Roldán, J. L., Sánchez-Franco, M., & Gonzalez, M. O. (2012). The moderator role of gender in the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT): A study on users of Electronic Document Management Systems. Proceedings of the 7th PLS Conference (pp. 1-8). Houston, Texas. https://www.researchgate.net/publication/267267421_The_moderator_role_of_Gender_in_the_Unified_Theory_of_Acceptance_and_Use_of_Technology_UTAUT_A_study_on_users_of_Electronic_Document_Management_Systems

Ajzen, I. (1991). Organizational behavior and human decision processes. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179-211. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/074959789190020T#!

Alexandre, L., & Neves, B. (2018). Modelo de Equações Estruturais: uma introdução aplicada. ENAP.

Ayaz, A., & Yanartaş, M. (2020). An analysis on the unified theory of acceptance and use of technology theory (UTAUT): Acceptance of electronic document management system (EDMS). Computers in Human Behavior Reports, 2, e100032. https://doi.org/10.1016/j.chbr.2020.100032

Barquette, S., & Chaoubah, A. (2007). Pesquisa de marketing. Saraiva. https://livrariapublica.com.br/pesquisa-de-marketing-stael-barquette-alfredo-chaoubah/

Batista, R. C. S., Silva, D. R. M. P., Matos, D. G. B. C., & Nantes, M. R. A. (2019). Implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade Federal da Amazônia Ocidental: Sob a visão da Teoria Unificada de Aceitação e uso da Tecnologia. Proceedings of the 19º Colóquio Internacional de Gestão Universitária (pp. 1-15). UFSC, Florianópolis, Brazil. https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3334https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3334

Bendassolli, P. F. (2017). Desempenho no trabalho: revisão da literatura. Psicologia Argumento, 30(68), 1-22. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5895

Bernardes, J. F., & Abreu, A. F. DE. (2004). A contribuição dos sistemas de informações na gestão universitária [Conference presentation]. Anais do IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, Brazil. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35705

Brito, K. L., & Tonelli, A. O. (2019). Determinantes do desempenho no uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no IFMG: Um estudo a partir dos modelos D&M/TTF e UTAUT/TTF [Bachelor's Thesis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais]. Formiga Campus Repository. http://docplayer.com.br/150265245-Palavras-chave-modelos-de-aceitacao-de-tecnologia-smartpls-utaut-ttf-sei.html

Carter, L., & Bélanger, F. (2005). The utilization of e-government services: Citizen trust, innovation and acceptance factors. Information Systems Journal, 15(1), 5-25. https://doi.org/10.1111/j.1365-2575.2005.00183.x

Cavalcante, G. M., Ceolin, A. C., & Barros, J. E. M. (2018). Aceitação e uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Revista Gestão Organizacional, 11(2), 79-96. https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/4532

Cavalcante, G. M., Ceolin, A. C., & Barros, J. E. M. (2018). Aceitação e uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Revista Gestão Organizacional, 11(2), 79-96. https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4532

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais [CEFET-MG]. (2017). Processos administrativos do CEFET-MG se tornam cada vez mais digitais. CEFET-MG. https://www.ng.cefetmg.br/2017/10/02/processos-administrativos-do-cefet-mg-se-tornam-cada-vez-mais-digitais/

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais [CEFET-MG]. (2021). Relatório da Secretaria de Gestão de Pessoas. SEGEP/CEFET-MG. https://www.segep.cefetmg.br/informacao/

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of test. Psychometrika, 16(3), 297-334. http://cda.psych.uiuc.edu/psychometrika_highly_cited_articles/cronbach_1951.pdf

Dube, T., Van Eck, R., & Zuva, T. (2020). Review of technology adoption models and theories to measure readiness and acceptable use of technology in a business organization. Journal of Information Technology and Digital World, 2(4), 207-212. https://doi.org/10.36548/jitdw.2020.4.003

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63. https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf

Gomes, J. Z. (2016). Aceitação de um sistema de apoio à manufatura: um estudo de caso na Empresa Marcopolo S/A [Master's Thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Porto Alegre Campus Repository. http://hdl.handle.net/10183/96845

Hanashiro, D. M. M., Teixeira, M. L. M., & Zaccarelli, L. M. (2007). Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. Saraiva. https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=25999

Henemann, J. S., & Gonçalves, G. C. (2014). Avaliação de desempenho: desafios e dificuldades na utilização da ferramenta no setor público [Conference presentation]. Annual convention of Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, Brazil. http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_APB1574.pdf

Kabra, G., Ramesh, A., Akhtar, P., & Dash, M. K. (2017). Understanding behavioural intention to use information technology: Insights from humanitarian practitioners. Telematics and Informatics, 34(7), 1250-1261. https://doi.org/10.1016/j.tele.2017.05.010

Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1992). The Balanced Scorecard: Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, 6, 1-11. https://hbr.org/1992/01/the-balanced-scorecard-measures-that-drive-performance-2

Lima, T. P., Benevides, S. L. M., Watanabe, C. Y. V., Silva, R. M. P., & Rodrígues, T. D. M. (2016). Aplicação da Teoria UTAUT no Processo de Implantação de um Sistema de Informação para Assistência Estudantil [Conference presentation]. Anais do Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública, Curitiba, Paraná, Brazil. http://www.profiap.org.br/profiap/eventos/2016/i-congresso-nacional-de-mestrados-profissionais-em-administracao-publica/anais-do-congresso/41446.pdf

Malanovicz, A. V. (2018). Compartilhamento de sentido ao traduzir objetivos da organização em sistemas de informação. Reuna, 23(4), 83-106.

Malhota, N. (2012). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada (6ª ed.). Bookman.

Marchewka, J. T., & Liu, C. (2007). An Application of the UTAUT Model for Understanding Student Perceptions Using Course Management Software. Communications of the IIMA, 7(2), 93-104. https://scholarworks.lib.csusb.edu/ciima/vol7/iss2/10/

Mutaqin, K. A., & Sutoyo, E. (2020). Analysis of Citizens Acceptance for e-Government Services in Bandung, Indonesia: The Use of the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) Model. Bulletin of Computer Science and Electrical Engineering, 1(1), 19-25. https://doi.org/10.25008/bcsee.v1i1.3)

Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design. International Journal of Operations & Production Management, 15(4), 80-116. https://doi.org/10.1108/01443579510083622

Omelczuk, I., & Stallivieri, L. (2019). Tecnologias da informação na gestão universitária: O plano diretor da tecnologia da informação e comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1794-1808. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190497

Pace, E. S. U., Basso, L. F. C., & Silva, M. A. (2003). Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Revista de Administração Contemporânea,7 (1), 37-65. https://doi.org/10.1590/s1415-65552003000100003

Przeybilovicz, E., Cunha, M. A., & Meirelles, F. S. (2018). O uso da tecnologia da informação e comunicação para caracterizar os municípios: quem são e o que precisam para desenvolver ações de governo eletrônico e smart city. Revista de Administração Pública, 52(4), 630-649. https://doi.org/10.1590/0034-7612170582

Rabaa’i, A. A. (2017). The use of UTAUT to investigate the adoption of E-government in Jordan: A cultural perspective. International Journal of Business Information Systems, 24(3), 285-305. https://doi.org/10.1504/IJBIS.2017.10002806)

Shavelson, R. J. (2009). Biographical memoirs: Lee J. Cronbach. Washington, DC-USA. American Philosophical Society, 147(4), 379-385. https://www.academia.edu/18670055/Lee_J_Cronbach

Silva, L. D., & Barbosa, R. R. (2020). Sistema Eletrônico De Informações (SEI): Uma análise da viabilidade de implantação nas diversas organizações públicas brasileiras. Revista Artigos.Com, 16, 1-11. https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/3241/1856

Souza, M. N. A., & Monteiro, A. J. (2015). Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio, 23(88), 611–630. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300004

Souza, M. N. A., & Monteiro, A. J. (2015). Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio, 23(88), 611–630. https://www.scielo.br/j/ensaio/a/jQCjnf5wPHmywfyKvSSDWcN/?lang=pt

Souza, V. W. O. M., Gomes, V. A. P., Pozo, O. V. C., & Freitas, R. R. (2020). Análise da Implementação dos Processos Administrativos Eletrônicos no Brasil após a Lei de Acesso à Informação. Revista Brasileira de Engenharia de Produção, 6(2), 15-23. https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29103/20661)

Sprague, R. H. (1995). Electronic Document Management: Challenges and Opportunities for Information Systems Managers. MIS Quarterly, 19(1), 29-49. https://doi.org/10.2307/249710

Sternad, S., & Bobek, S. (2013). Impacts of TAM-based External Factors on ERP Acceptance. Procedia Technology, 9, 33-42. https://doi.org/10.1016/j.protcy.2013.12.004

Stevenson, W. J. (2001). Estatística aplicada a administração. Ed. Harbra.

Titah, R., & Barki, H. (2006). E-Government Adoption and Acceptance: A Literature Review. International Journal of Electronic Government Research, 2(3), 23-57. https://www.researchgate.net/publication/220526940_E-Government_Adoption_and_Acceptance_A_Literature_Review

Tjaden, G. S. (1996). Measuring the information age business. Technology Analysis & Strategic Management, 8(2), 233-246. https://doi.org/10.1080/09537329608524248

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly, 27(3), 425-478. https://doi.org/10.2307/30036540

Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2016). Unified theory of acceptance and use of technology: A synthesis and the road ahead. Journal of the Association for Information Systems, 17(5), 328-376. https://doi.org/10.17705/1jais.00428

Zhu, K., Kraemer, K., & Xu, S. (2003). Electronic business adoption by European firms: A cross-country assessment of the facilitators and inhibitors. European Journal of Information Systems, 12(4), 251-268. https://doi.org/10.1057/palgrave.ejis.3000475

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Dias, F. de P., Costa, D. de M., Torga, E. M. M. F., & Macedo, R. de C. (2024). Sistema de gestão de atividades acadêmicas: uma análise sob a perspectiva da intenção, uso e desempenho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89525

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)