Sistema de gestão de atividades acadêmicas: uma análise sob a perspectiva da intenção, uso e desempenho no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e89525Palavras-chave:
Sistema Integrado de Gestão, SIGAA, UTAUT, Desempenho Individual, Instituições de EnsinoResumo
Objetivo: analisar se a intenção e o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) exerce efeito positivo no desempenho individual do usuário, sob a ótica da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
Metodologia/abordagem: a tipologia de pesquisa é causal, quantitativa, qualitativa e um estudo de caso, por meio da aplicação de questionários a docentes e técnicos administrativos. A análise quantitativa dos resultados evidencia as percepções dos usuários, através do Coeficiente de Alpha de Cronbach e validação dos constructos por Ranking Médio dos itens dentro de cada bloco do questionário aplicado.
Originalidade/relevância: trata-se de um estudo original por buscar compreender o desempenho individual associado a aceitação de um software de gestão acadêmica, por meio de uma teoria já consolidada (UTAUT).
Principais resultados: os resultados mostram que a aceitação e o uso do sistema SIGAA exercem efeito significativo no desempenho individual do seu usuário, mas não é algo excepcional, visto que o sistema é uma ferramenta imposta para uso e que facilita a operacionalidade dos registros.
Contribuições teóricas: o modelo resultante desta pesquisa, com a inclusão do constructo desempenho ao UTAUT, se faz uma contribuição teórica e metodológica para outras pesquisas com esta mesma finalidade.
Contribuições para a Gestão: O estudo trouxe sugestões de possíveis melhorias a serem implementadas nos sistemas de gestão de atividades acadêmicas, dada a sua importância para as instituições de ensino.
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