"Não é só comida; é também uma experiência!": identificando causas da codestruição de valor em restaurantes de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e97347

Palavras-chave:

Codestruição de valor, Restaurante, Serviços, Experiência, Marketing de Serviços

Resumo

Objetivo: Analisar as causas da codestruição de valor (CDV) em restaurantes de Brasília a partir de avaliações online de clientes, que evidenciam experiências de serviço negativas. 

Metodologia/abordagem: Foram extraídas 1.000 avaliações online de clientes publicadas no Google Maps, referentes a 20 restaurantes estabelecidos em Brasília. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do software IRAMUTEQ. 

Originalidade/relevância: O estudo contribui para o desenvolvimento da literatura de marketing de serviços, em particular, da abordagem da codestruição de valor no Brasil e na América Latina, que ainda exploram incipientemente o construto CDV.

Principais resultados: A pesquisa evidencia 10 motivos que podem levar à codestruição de valor nos restaurantes investigados e que a maioria dos motivos está relacionada com o desalinhamento entre recursos operant, isto é, aspectos intangíveis do atendimento.

Contribuições Teóricas: O estudo identifica dez fatores que levam à CDV em restaurantes, incluindo falhas no serviço, falta de informação, marketing incoerente, expectativas exageradas, comportamento inadequado de funcionários e clientes, erros, atrasos, falhas empresariais e rigidez contextual. A maioria das queixas está ligada a aspectos subjetivos do atendimento, destacando uma abordagem pouco explorada na literatura de marketing de serviços, especialmente no Brasil e América Latina.

Contribuições para a gestão: As implicações práticas deste estudo apontam que o atendimento é um dos pontos mais importantes para uma experiência de serviço positiva, por isso, a performance dos empregados de linha de frente é crucial para os restaurantes. 

Biografia do Autor

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília

Professora Adjunto III do Departamento de Administração da UnB - Universidade de Brasília. Doutora em Administração (PPGA/UnB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS-SE. Especialista (MBA) em Marketing pela FGV/RJ; Especialista em Turismo pela UFS/SE; Graduada em Administração / UFS-SE.

Daniel Alves Oliveira , Universidade de Brasília

Graduado em Administração pela FACE/ADM, Universidade de Brasília.

Renato Calhau Codá, Universidade de Brasília

Doutor em Administração pelo PPGA/UnB; Especialista/MBA em Data Science; Professor de graduação em cursos da área de negócios na UnB e no UniCEUB, Brasília-DF.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Farias, J. S., Oliveira , D. A., & Codá, R. C. (2024). "Não é só comida; é também uma experiência!": identificando causas da codestruição de valor em restaurantes de Brasília. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e97347

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