Como criar uma Persona: proposta de um modelo a partir do uso de métodos científicos de pesquisa em um projeto de consultoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e98286

Palavras-chave:

Persona, Buyer persona, Metodologia, Comportamento do Consumidor

Resumo

Objetivo do estudo: Propor um modelo de desenvolvimento de buyer persona, com o uso de metodologias científicas de pesquisa.

Metodologia / Abordagem: Modelo construído a partir da realização de um projeto de consultoria em uma grande empresa do setor financeiros.

Originalidade / Relevância: Oferecer ao meio acadêmico e de mercado uma ferramenta de ensino e de gestão para um trabalho efetivo de desenvolvimento de personas.

Principais Resultados: Modelo robusto e flexível, construído a partir do rigor metodológico e técnicas científicas, para construção de personas.

Contribuições Teóricas / Metodológicas: Oferecer ao meio acadêmico uma revisão do estado da arte sobre as publicações referente ao uso e construção de personas.

Contribuições Sociais / Contribuição Para a Gestão: Oferecer à comunidade empresarial uma ferramenta de gestão construída a partir do rigor científico, para melhorar suas decisões de marketing, envolvendo análise dos consumidores e público-alvo.

Biografia do Autor

Vitor Nogami, Universidade Estadual de Maringá

Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), MBA em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professor do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Estratégia, Diagnóstico, Consultoria, Empreendedorismo e Inovação em diversos cursos de especialização e MBAs como Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e outras. Possui artigos publicados, trabalhos apresentados e avaliações de artigos realizados em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Administração, com ênfase em Marketing, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda.

Karin Borges Senra, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Matemática pela UEM e em Administração pela FAINSEP, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Educacional e Educação a distância, mestra em Administração com ênfase em Marketing pela UEM e doutora em Administração com ênfase em Marketing pela UEM. Lecionou as disciplinas de Cultura e Consumo, Comportamento do consumidor, Pesquisa de Marketing, Empreendedorismo, Contabilidade e Finanças Empresariais em diversos cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado principalmente na Faculdade Instituto Superior de Educação (FAINSEP), Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), UNIFCV, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Coursera e outras. É Professora Adjunta do Departamento de Administração na Universidade Estadual de Maringá, atuando na área de Administração Financeira. Seus interesses de pesquisa circundam a área de Cultura de Consumo, Construção de mercados, Administração Financeira e Educação Financeira, especialmente utilizando perspectivas sociais e culturais para a compreensão dos fenômenos.

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

Nogami, V., & Senra, K. B. (2025). Como criar uma Persona: proposta de um modelo a partir do uso de métodos científicos de pesquisa em um projeto de consultoria. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e98286

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