As mídias sociais e o cybervetting nos processos de R&S: Um estudo sobre o comportamento e a percepção dos candidatos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99208Palavras-chave:
Recrutamento e seleção, mídias sociais, Cybervetting, métodos mistosResumo
Objetivo: Analisar o comportamento dos candidatos em relação à utilização das plataformas de mídias sociais em processos de Recrutamento e Seleção (R&S), e como os mesmos percebem a análise dessas plataformas pelas organizações.
Metodologia/abordagem: Pesquisa de método misto junto a 483 candidatos a emprego matriculados em uma universidade pública localizada no Sul do Brasil.
Originalidade/relevância: As plataformas de mídias sociais alcançaram quase todos os processos organizacionais e sociais. Nesse sentido, candidatos e organizações vêm adotando novas tecnologias de comunicação e informação para o processo de R&S, sendo uma das principais, as plataformas de mídias sociais.
Principais resultados: Os candidatos utilizam cada vez mais as mídias sociais como meio de buscar emprego, além de apresentarem diferenças de plataforma adotada a depender da área de formação. Há, ainda, um grupo de candidatos que concorda com a consulta das mídias sociais nos processos de R&S e outro grupo que discorda. Finalmente, há a possibilidade de os candidatos criarem conteúdo em seus perfis de mídias sociais pessoais com o objetivo exclusivo de atender às expectativas dos recrutadores e das vagas que almejam
Contribuições teóricas: O artigo contribui para a literatura de R&S ao evidenciar a performa no processo de R&S em redes sociais.
Contribuição para a gestão: O artigo evidencia que as organizações devem atentar para as plataformas de mídias sociais como importantes canais de R&S, além de analisarem as diferenças entre as plataformas e como isso pode impactar na estratégia de busca de candidatos.
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