Barreiras invisíveis e carreiras sustentáveis: um ensaio teórico para entender carreiras em contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e99979

Palavras-chave:

Carreiras, Contexto, Carreira sustentável, Sustentabilidade social, Sustentabilidade

Resumo

Objetivo: Este ensaio teórico tem como objetivo ampliar a dimensão contexto no conceito de carreira sustentável, incluindo elementos que permitam acessar as desigualdades estruturais que caracterizam o mercado de trabalho brasileiro e outras realidades socioeconômicas similares.  

Metodologia: Foi realizado um ensaio teórico que faz interlocuções entre as dimensões fundamentais do conceito de carreira sustentável (tempo, contexto, agência e sentido) com a noção expandida de contexto que níveis relativos ao trabalho, origem, sociedade e cultura e global. 

Resultados: O estudo apresenta um modelo expandido de contexto que permite revelar barreiras invisíveis que interferem na sustentabilidade das carreiras. Além disso, propõe-se pontos de reflexão e direcionamentos para estudos que abrem espaço para explorar contextos diversos.

Conclusões: Uma perspectiva expandida de contexto permite compreender a realidade de países com condições de desigualdade social, como o Brasil. Nesse sentido, preenche-se a lacuna de perspectivas contextuais nas pesquisas em carreira, tradicionalmente centrada em abordagens com ênfase individual.

Biografia do Autor

Camila Vieira Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Desde 2016 é pesquisadora, professora e palestrante em carreiras contemporâneas. Fez um período de doutoramento na Vrije Universiteit Amsterdam (VU Amsterdam). Atualmente faz pós-doutorado no PPGA da Atitus Educação na linha estudos organizacionais contemporâneos.

Angela Beatriz Busato Scheffer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), onde leciona disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação (PPGA). É Psicóloga (PUC-RS), Bacharela em Administração (UFRGS), Mestra e Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS. Temas de interesse: carreiras, sustentabilidade de carreiras, mobilidades, gestão de pessoas.

Anna Paula Visentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Administração pelo PPGA/UFRGS, na área de concentração de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Pós-graduada em Gestão de Equipe e Liderança (PUC/RS), e em Gestão Estratégica de Negócios (Uniderp). Formada em Administração (UFSM) e em Turismo (Unifra). Possui experiência profissional na Administração Pública, atualmente ocupando o cargo de Assessor Legislativo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Interesses de pesquisa são: transições de carreira, sustentabilidade de carreira, RH sustentável, mobilidades e envelhecimento.

Aline Mendonça Fraga, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutora e Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). É atualmente bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e lidera os temas de Desigualdade de Gênero nas Organizações (CASI) e Trabalho e (I)Mobilidades: fronteiras globais, tecnológicas e sociais (ANPAD).

Referências

Aalbers, T., & De Lange, A. H. (2015). Sustainable work ability and cognitive functioning through lifestyle improvement. In A. De Vos, & B. I.J.M., Van der Heijden (Eds.), Handbook of Research on Sustainable Careers (pp. 254–271). Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781782547037.00022

Abrantes, P. (2013). Socialization and inequality: A biographical approach to the working class in Portugal. Current Sociology, 61(7) 984-1002. https://doi.org/10.1177/001139211349976

Acker, J. (1990). Hierarchies, jobs, bodies: A theory of gendered organizations. Gender & Society, 4(2), 139–158. https://doi.org/10.1177/089124390004002002

ACNUR. (2021). Global trends report. https://www.acnur.org/portugues/2022/06/21/no-dia-mundial-do-refugiado-brasil-atualiza-dados-sobre-populacao-refugiada-no-pais/

Akkermans, J., Spurk, D., & Fouad, N. (2021). Careers and career development. In O. Braddick (Ed.), Oxford Research Encyclopedia of Psychology (pp. 1-40). (Oxford Research Encyclopedias). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190236557.013.557

Almeida, S. (2019). Racismo estrutural [Structural racism]. Pólen.

Andresen, M., Apospori, E., Gunz, H., Suzanne, P. A., Taniguchi, M., Lysova, E. I., Adeleye, I., Babalola, O., Bagdadli, S., Bakuwa, R., Bogićević Milikić, B., Bosak, J., Briscoe, J. P., Cha, J. S., Chudzikowski, K., Cotton, R., Dello Russo, S., Dickmann, M., Dries, N., Zikic, J. (2020). Careers in context: An international study of career goals as mesostructure between societies’ career-related human potential and proactive career behaviour. Human Resource Management Journal, 30(3), 365–391. https://doi.org/10.1111/1748-8583.12247

Antunes, R. (2016). The new morphology of labour and its main trends: Informalisation, precarisation, (im)materiality and value, Critique, 44(1-2), 13-30. https://doi.org/10.1080/03017605.2016.1173822

Arena, D. F., Volpone, S. D., & Jones, K. P. (2023). (Overcoming) Maternity Bias in the Workplace: A Systematic Review. Journal of Management, 49(1), 52–84. https://doi.org/10.1177/01492063221086243

Arifeen, S. R., & Gatrell, C. (2020). Those Glass Chains that Bind You: How British Muslim Women Professionals Experience Career, Faith and Family. British Journal of Management, 31(1), 221–236. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12387

Bal, P. M., Matthews, L., Dóci, E., & McCarthy, L. P. (2021). An ideological analysis of sustainable careers: identifying the role of fantasy and a way forward. Career Development International, 26(1), 83–101. https://doi.org/10.1108/CDI-05-2020-0114

Balassiano, M., Seabra, A. A. de, & Lemos, A. H. (2005). Escolaridade, salários e empregabilidade: tem razão a teoria do capital humano? Revista de Administração Contemporânea, 9(4), 31–52. https://doi.org/10.1590/s1415-65552005000400003

Barley, S. R., Bechky, B. A., & Milliken, F. J. (2017). The Changing Nature of Work: Careers, Identities, and Work Lives in the 21st Century. Academy of Management Discoveries, 3(2), 111–115. https://doi.org/10.5465/amd.2017.0034

Barthauer, L., Kaucher, P., Spurk, D., & Kau, S. (2019). Burnout and Career ( Un ) Sustainability : Looking into the Blackbox of burnout triggered career turnover intentions. Journal of Vocational Behavior, 117(March 2020), 103334. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.103334

Baruch, Y., & Vardi, Y. (2016). A Fresh Look at the Dark Side of Contemporary Careers: Toward a Realistic Discourse. British Journal of Management, 27(2), 355–372. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12107

Bison, I. (2011). Education, Social Origins and Career (Im)Mobility in contemporary Italy. European Societies, 13(3) 481–503

Bourdieu, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. Zouk.

Bourdieu, P. (1983). Sociologia. Ática.

Bukodi, E. & Goldthorpe, J. H. (2011). Class, origins, education and occupational attainment in Britain. Secular trends or cohort-specific effects? European Societies. 13(3) 347-375

Carli, L.L. & Eagly, A.H. (2016). Women face a labyrinth: an examination of metaphors for women leaders. Gender in Management, 31(8), 514-527. https://doi.org/10.1108/GM-02-2015-0007

Cembranel, P., Floriano, L., & Cardoso, J. (2021). Mulheres em cargos de liderança e os seus desafios no mercado de trabalho. Revista de Ciências Da Administração, 22(57). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e78116

Chin, T., Jawahar, I. M., & Li, G. (2022). Development and Validation of a Career Sustainability Scale. Journal of Career Development, 49(4), 769–787. https://doi.org/10.1177/0894845321993234

Chudzikowski, K., Gustafsson, S., & Tams, S. (2019). Constructing alignment for sustainable careers: Insights from the career narratives of management consultants. Journal of Vocational Behavior, 117(March 2020), 103312 https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.05.009

Coelho Junior, P. J. de, & Hein, A. S. (2021). Gênero, Raça e Diversidade: Trajetórias Profissionais de Executivas Negras. Organizações & Sociedade, 28(97), 252–281. https://doi.org/10.1590/1984-92302021v28n9702pt

Cohen, L., & Duberley, J. (2015). Three faces of context and their implications for career: A study of public sector careers cut short. Journal of Vocational Behavior, 91, 189–202. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2015.10.006

Curado, C., Gonçalves, T., & Ribeiro, C. (2023). Validating Sustainable Career Indicators: A Case Study in a European Energy Company. Merits, 3(1), 230–247. https://doi.org/10.3390/merits3010014

Darouei, M. and Pluut, H. (2018). The paradox of being on the glass cliff: why do women accept risky leadership positions? Career Development International, 23(4), 397-426. https://doi.org/10.1108/CDI-01-2018-0024doi:10.2307/1229039

De Lange, A. H., Kooij, D. T. A. M., & Van der Heijden, B. I. J. M. (2015). Human resource management and sustainability at work across the lifespan: An integrative perspective. In L. Finkelstein, D. Truxillo, F. Fraccaroli, & R. Kanfer (Eds.), Facing the challenges of a multi-age workforce: A use-inspired approach (pp. 50–79). Routledge/Taylor & Francis Group.

Deschacht, N., De Pauw, A.-S. and Baert, S. (2017). Do gender differences in career aspirations contribute to sticky floors. International Journal of Manpower, 38(4), 580-593. https://doi.org/10.1108/IJM-10-2015-0171

De Vos, A., Van der Heijden, B. I. J. M., & Akkermans, J. (2020). Sustainable careers: Towards a conceptual model. Journal of Vocational Behavior, 117(March 2020), 103196. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.06.011

De Vos, A., & Van der Heijden, B. I. J. M. (2017). Current thinking on contemporary careers : the key roles of sustainable HRM and sustainability of careers. Current Opinion in Environmental Sustainability, 28(October), 41–50. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.cosust.2017.07.003

Docherty, P., Kira, M., & Shani, A. B. (Rami). (2009). Creating Sustainable Work System: Developing Social Sustainability (2nd Edition). Taylor and Francis.

Elliott, J. (2005). Interpreting people’s stories: Narrative approaches to the analysis of qualitative data. In Elliot J. (Ed.), Using narrative in social research: Qualitative and quantitative approaches (pp. 36–59). SAGE. https://doi.org/10.4135/9780857020246.n3

Forrier, A., De Cuyper, N., & Akkermans, J. (2018). The winner takes it all, the loser has to fall: Provoking the agency perspective in employability research. Human Resource Management Journal, 28(4), 511–523. https://doi.org/10.1111/1748-8583.12206

Fouad, N.A, Cotter, E.W, Carter, L, Bernfeld, S., Gray, L & Liu. J.P. (2012). A Qualitative Study of the Dislocated Working Class. Journal of Career Development. 39(3) 287-310

Fraga, A. M., & Rocha-de-Oliveira, S. (2020). Mobilities in the Labyrinth: Pressuring the Boundaries of Women’s Careers. Cadernos EBAPE.BR, 18(spe), 757–769. https://doi.org/10.1590/1679-395120190141

Friedman, S. (2016). Habitus Clivé and the Emotional Imprint of Social Mobility. Sociological Review, 64(1) 129-147

Gaztambide-Fernández, R, VanderDussen, E & Cairns, K. (2014). “The Mall” and “the Plant”: Choice and the Classed Construction of Possible Futures in Two Specialized Arts Programs. Education and Urban Society. 46(1) 109-134

Greenhaus, J. H., Callanan, G. A., & Powell, G. N. (2024). Advancing Research on Career Sustainability. Journal of Career Development, 51(4), 478–497. https://doi.org/10.1177/08948453241260871

Guimarães, A. S. A. (2003). Como trabalhar com “raça” em sociologia Antonio Sérgio Alfredo Guimarães. Educação e Pesquisa, 29(1), 93–107.

Gunz, H., Mayrhofer, W., & Tolbert, P. (2011). Career as a social and political phenomenon in the globalized economy. Organization Studies, 32(12), 1613–1620. https://doi.org/10.1177/0170840611421239

Helal, D. H. (2005). Flexibilização organizacional e empregabilidade individual: proposição de um modelo explicativo. Cadernos EBAPE.BR, 3(1), 01–15. https://doi.org/10.1590/s1679-39512005000100006

Hickel, J., Hanbury Lemos, M., & Barbour, F. (2024). Unequal exchange of labour in the world economy. Nature Communications, 15(1), 1–12. https://doi.org/10.1038/s41467-024-49687-y

IBGE. (2019). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Divulgação Especial Mulheres no Mercado de Trabalho 2018. https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Estudos_especiais/Mulheres_no_Mercado_de_Trabalho_2018.pdf

IBGE. (2022). Coordenação de População e Indicadores Sociais: Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/informacoes-dos-produtos/informacoes-dos-produtos-notas-tecnicas/30253-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca-no-brasil-notas-tecnicas.html

IBGE. (2025). Boletim Mulheres no Mercado de Trabalho. https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/estatisticas-trabalho/notas-tecnicas/boletim-mulheres-no-mercado-de-trabalho-e-divulgado-em-comemoracao-ao-dia-internacional-da-mul

ILO. (2016). Workplace stress: a collective challenge. https://www.ilo.org/safework/info/publications/WCMS_466547/lang--en/index.htm

ILO. (2023). Report Labour Overview 2022 for Latin America and the Caribbean. https://www.ilo.org/caribbean/newsroom/WCMS_867540/lang--en/index.htm

Ilmarinen, J. E. (2001). Aging workers. Occupational and Environmental Medicine, 58(8), 546–546. https://doi.org/10.1136/oem.58.8.546

Ilmarinen, J., Tuomi, K., & Seitsamo, J. (2005). New dimensions of work ability. International Congress Series, 1280, 3–7. https://doi.org/10.1016/j.ics.2005.02.060

Johns, G. (2001). In praise of context. Journal of Organizational Behavior, 22(1), 31–42. https://doi.org/10.1002/job.80

Jones, S. J. (2003) Complex subjectivities: Class, ethnicity, and race in women's narratives of upward mobility. Journal of Social Issues, 59(4), 803-820. https://doi.org/10.1046/j.0022-4537.2003.00091.x

Kossek, E. E., Su, R., & Wu, L. (2017). “Opting Out” or “Pushed Out”? Integrating perspectives on women’s career equality for gender inclusion and interventions. Journal of Management, 43(1), 228–254. https://doi.org/10.1177/0149206316671582

Kossek, E. E., & Ollier-Malaterre, A. (2020). Desperately seeking sustainable careers: Redesigning professional jobs for the collaborative crafting of reduced-load work. Journal of Vocational Behavior, 117(March 2020), 103315. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.06.003

Laurison, D. & Friedman, S. (2016). The Class Pay Gap in Britain’s Higher Professional and Managerial Occupations. American Sociological Review, 81(4) 668–695

Lawrence, B. S., Hall, D. T., & Arthur, M. B. (2015). Sustainable careers then and now. In A. De Vos & B. I. J. M. Van der Heijden (Eds.), Handbook of Research on Sustainable Careers (pp. 432–450). Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781782547037.00033

Lima, A. F. (2014). História oral e narrativas de história de vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: Aluísio Ferreira Lima & Nadir Lara Junior N. (Eds.), Metodologias de pesquisa em psicologia social crítica (pp. 13-34). Sulina.

Loureiro, C. M. P., Da Costa, I. de S. A., & Freitas, J. A. de S. B. e. (2012). Trajetórias profissionais de mulheres executivas: qual o preço do sucesso? Revista de Ciências Da Administração, 14(33), 130–144. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p130

Mainiero, L. A., & Gibson, D. E. (2018). The kaleidoscope career model revisited: How midcareer men and women diverge on authenticity, balance, and challenge. Journal of Career Development, 45(4), 361–377. https://doi.org/10.1177/0894845317698223

Mauno, S., Kinnunen, U., Rantanen, J., & Mäkikangas, A. (2015). Work–family interface in atypical working arrangements. In A. De Vos & B. I. J. M. Van der Heijden (Eds.), Handbook of Research on Sustainable Careers (pp. 239–253). Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781782547037.00021

Mayrhofer, W., Meyer, M., & Steyrer, J. (2007). Contextual issues in the study of careers. In Gunz, H. & Peiperl M. (Eds.), Handbook of Career Studies (pp. 215–240). SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781412976107.n12

McDonald, K. S., Hite, L. M., & O’Connor, K. W. (2022). Developing sustainable careers for remote workers. Human Resource Development International, 25(2), 182–198. https://doi.org/10.1080/13678868.2022.2047148

Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320–332. https://doi.org/10.1590/s1415-65552011000200010

Müller, C. V., Scheffer, A., Macke, J., & Vaclavik, M. C. (2022). Towards Career Sustainability: A Systematic Review to Guide Future Research. BAR - Brazilian Administration Review, 19(4). https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2022220108

Mutter, J., & Thorn, K. (2021). The stay-behind family: living with contemporary global mobility. International Journal of Human Resource Management, 32(16), 3502–3526. https://doi.org/10.1080/09585192.2019.1640767

ODS. (2025). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

OECD. (2022). Education at a Glance 2022: OECD Indicators. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/3197152b-en.

Oliveira-Silva, L. C., Parreira, V. A. D. (2022) Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 30 (1), 10.1590/1806-9584-2022v30n174161

ONU (2025). Organização das Nações Unidas: Brasil tem volume de empregos e salários nos patamares pré-pandemia. https://news.un.org/pt/story/2025/02/1844956

Pereira, E. R., Pegoraro, R. F., & Rasera, E. F. (2017). Life History, Narrative Research and Testimonio: Perspectives in the Biographical Studies. Quaderns de Psicologia, 19(3), 277. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1413

Piscitelli, A. (2009). Gênero: a história de um conceito. In: Almeida, H. B.; Szwako, J. E. (Eds). Diferenças, igualdade. Berlendis & Vertecchia.

Powell, G. N., Greenhaus, J. H., Allen, T. D., & Johnson, R. E. (2019). Introduction to special topic forum: Advancing and expanding work-life theory from multiple perspectives. The Academy of Management Review, 44(1), 54–71. https://doi.org/10.5465/amr.2018.0310

Riessman, C. K. (2012). Analysis of personal narratives. In J. Gubrium (Ed), The SAGE Handbook of Interview Research: The Complexity of the Craft (pp. 367–380). https://doi.org/10.4135/9781452218403.n26

Robinson, R. N. S., Martins, A., Solnet, D., & Baum, T. (2019). Sustaining precarity: critically examining tourism and employment. Journal of Sustainable Tourism, 27(7), 1008–1025. https://doi.org/10.1080/09669582.2018.1538230

Setton, M. da G. J. (2002). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, 2(20), 60–70. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200005

Scott, J. W. (2012). Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo (45), 327-351.

Tams, S., Kennedy, J. C., Arthur, M. B., & Chan, K. Y. (2021). Careers in cities: An interdisciplinary space for advancing the contextual turn in career studies. Human Relations, 74(5), 635-655. https://doi.org/10.1177/0018726720964261

Taylor, J. M., & Savickas, S. (2016). Narrative career counseling: My career story and pictorial narratives. Journal of Vocational Behavior, 97(68)–77. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2016.07.010

Thompson, M.N. & Subich, L.M. (2013) Development and Exploration of the Experiences With Classism Scale. Journal of Career Assessment, 21(1) 139-158

UNHCR (2021) United Nations High Commissioner for Refugees report 2021. https://www.unhcr.org/62a9d1494/global-trends-report-2021

Van der Heijden, B.I.J.M., & De Vos, A. (2015). Sustainable careers: introductory chapter. In A. De Vos, & B. I.J.M., Van der Heijden (Eds.), Handbook of Research on Sustainable Careers (pp. 1–19). Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781782547037.00006

Van der Heijden, B.I.J.M., De Vos, A., Akkermans, J., Spurk, D., Semeijn, J., Van der Velde, M., & Fugate, M. (2020). Sustainable careers across the lifespan: Moving the field forward. Journal of Vocational Behavior, 117(March, 2020), 103344. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.103344

Weber, M. (1982) Ensaios de Sociologia (5th ed). LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.

Weber, M. (2004). Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. Editora Universidade de Brasília.

Publicado

07-10-2025

Como Citar

Müller, C. V., Scheffer, A. B. B., Visentini, A. P., & Fraga, A. M. (2025). Barreiras invisíveis e carreiras sustentáveis: um ensaio teórico para entender carreiras em contexto. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e99979

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.