As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p38Resumen
O presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor transfiere todos los derechos de autor del artículo a la Revista Ciências da Administração, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier medio de publicación, impreso o electrónico, sin que se solicite la autorización previa y necesaria y, si se obtiene, incluirá la inscripción competente y el agradecimiento a la Revista.
Esta obra tiene una licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.