O efeito da inovação nas empresas multinacionais brasileiras para o desenvolvimento de negócios na base da pirâmide

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e78451

Palabras clave:

Inovação, Pobreza, Comunidades de baixa renda, Negócios internacionais

Resumen

A literatura que versa a respeito da base da pirâmide (BoP) apresenta que a propensão e capacidade de inovação das empresas é condição fundamental para entrada e obtenção de resultados no segmento da BoP. Nesta pesquisa buscou-se avaliar o efeito da inovação sobre o desenvolvimento de negócios de empresas multinacionais brasileiras neste segmento. Foram estudadas as empresas listadas no Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa documental que mostrou-se adequada ao problema de pesquisa. Assim, foram analisados documentos datados a partir de 2002, sendo website da empresa; notícias públicas; relatórios de sustentabilidade; balanços sociais; cartas para acionistas; páginas de relação com investidores e outros. Como resultado, não encontraram-se evidências, tanto na análise qualitativa dos dados, quanto na análise quantitativa, de que as empresas que possuem a inovação na filosofia corporativa, ou como estratégia proeminente, eram mais propensas ao desenvolvimento de negócios na BoP.

Biografía del autor/a

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Administração (2017), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing (2009) e Especialista em Gestão Empresarial (2011) pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Mestra em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Visiting Scholar no departamento de estratégia e negócios internacionais da Sawyer Business School - Suffolk University, em Boston (EUA) (2016). Participou do Marketing Executive Program e Business English Program na Ohio University (EUA) (2017). Atua como docente em cursos de graduação (2014-atual), em cursos de Especialização (2017-atual) e como docente permanente no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (2017-atual) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordena o Curso de Administração da UNIARP/ Campus Caçador (2018-atual). Integra o Conselho Universitário (CONSUN) da UNIARP (2018-atual). É consultora ad hoc do MEC/ INEP (Portaria 430/2018). Anteriormente, coordenou o Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da UNIARP (2016-2018). Trabalhou como docente no curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI) / UCEFF(2012-2015; 2018). Teve experiência executiva na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (07/2014-02/2017) e técnico-administrativa em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos (2005-2014). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, marketing e sociedade e inovação.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Administração na linha de Estratégia em Organizações pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Anderson Antônio Mattos Martins, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

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YUNUS, M. Creating a World Without Poverty: Social Business and the Future of Capitalism: Public Affairs, 2008.

Publicado

2022-10-03

Cómo citar

Schneider Hahn, I., Luciane Scherer, F., Nunes Piveta, M., & Antônio Mattos Martins, A. (2022). O efeito da inovação nas empresas multinacionais brasileiras para o desenvolvimento de negócios na base da pirâmide . Revista De Ciencias De La Administración, 24(63). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e78451

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