As mídias sociais e o cybervetting nos processos de R&S: Um estudo sobre o comportamento e a percepção dos candidatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99208

Palavras-chave:

Recrutamento e seleção, mídias sociais, Cybervetting, métodos mistos

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento dos candidatos em relação à utilização das plataformas de mídias sociais em processos de Recrutamento e Seleção (R&S), e como os mesmos percebem a análise dessas plataformas pelas organizações.

Metodologia/abordagem: Pesquisa de método misto junto a 483 candidatos a emprego matriculados em uma universidade pública localizada no Sul do Brasil.

Originalidade/relevância: As plataformas de mídias sociais alcançaram quase todos os processos organizacionais e sociais. Nesse sentido, candidatos e organizações vêm adotando novas tecnologias de comunicação e informação para o processo de R&S, sendo uma das principais, as plataformas de mídias sociais. 

Principais resultados: Os candidatos utilizam cada vez mais as mídias sociais como meio de buscar emprego, além de apresentarem diferenças de plataforma adotada a depender da área de formação. Há, ainda, um grupo de candidatos que concorda com a consulta das mídias sociais nos processos de R&S e outro grupo que discorda. Finalmente, há a possibilidade de os candidatos criarem conteúdo em seus perfis de mídias sociais pessoais com o objetivo exclusivo de atender às expectativas dos recrutadores e das vagas que almejam

Contribuições teóricas: O artigo contribui para a literatura de R&S ao evidenciar a performa no processo de R&S em redes sociais. 

Contribuição para a gestão: O artigo evidencia que as organizações devem atentar para as plataformas de mídias sociais como importantes canais de R&S, além de analisarem as diferenças entre as plataformas e como isso pode impactar na estratégia de busca de candidatos.

Biografia do Autor

Juliana Toczek, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, possui Especialização em Gestão de Pessoas na Pontifica Universidade Católica do Paraná e Mestrado em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA-UTFPR). Atualmente é Gerente de Recursos Humanos da TAURUS Helmets Industria de Capacetes, com experiência de mais de 15 anos na área.

Jurandir Peinado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Positivo, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do PPGA e professor do departamento de administração e economia DAGEE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Administração da Produção, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Produção, indústria 4.0, capitalismo digital, Crowdsourcing, tecnologia e sociedade.

Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior (Departamento Acadêmico de Gestão e Economia)

Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Administrador pela UFPR, Mestre em administração pela UFPR. Doutor em Educação pela UFPR. Estágio Pós-Doutoral em Filosofia pela PUC-PR. Professor EBTT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e aos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Membro fundador e pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (2012-2013). Estuda e pesquisa temas como: Organizações Totalitárias; Intolerância; Violência Organizacional e Organizações, Tecnologia e Trabalho na perspectiva crítica

Referências

Akbulut, Y., Yildirim Şen, İ. E., & Şahin, Y. L. (2024). Employer and employee perceptions of cybervetting as a selection method. International Journal of Selection and Assessment, 32(2), 292-308. https://doi.org/10.1111/ijsa.12463

Alaimo, C., & Kallinikos, J. (2019). Social Media and the Infrastructuring of Sociality. In Kornberger, M., Bowker, G., Elyachar, J., Menniken, A., Miller, P., Nucho, J. R., & Pollock, N. (Eds.), Thinking Infrastructures, 289-306. Bingley, UK: Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S0733-558X20190000062018

Albert, E. T. (2019). AI in talent acquisition: a review of AI-applications used in recruitment and selection. Strategic HR Review, 18(5), 215-221. https://doi.org/10.1108/SHR-04-2019-0024

Backman, C., & Hedenus, A. (2019). Online privacy in job recruitment processes? Boundary work among Cybervetting recruiters. New Technology, Work and Employment, 34(2), 157-173. https://doi.org/10.1111/ntwe.12140

Backman, C., & Hedenus, A. (2023). Professional talk on cybervetting: Accounting for a contested practise. Acta Sociologica, 66(1), 59-73. https://doi.org/10.1177/00016993221088741

Baum, M., & Kabst, R. (2014). The effectiveness of recruitment advertisements and recruitment websites: Indirect and interactive effects on applicant attraction. Human Resource Management, 53(3), 353-378. https://doi.org/10.1002/hrm.21571

Berkelaar, B. L. (2010). Cyber-vetting: Exploring the implications of online information for career capital and human capital decisions (Doctoral dissertation, Purdue University).

Berkelaar, B. L. (2014). Cybervetting, online information, and personnel selection: New transparency expectations and the emergence of a digital social contract. Management Communication Quarterly, 28(4), 479-506. https://doi.org/10.1177/0893318914541966

Berkelaar, B. L., & Harrison, M. A. (2017). Cybervetting. In Scott, C. R. & Lewis, L. (Eds.) The international encyclopedia of organizational communication, 1-7. New Jersey: John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781118955567.wbieoc054

Berkelaar, B. L., Scacco, J. M., & Birdsell, J. L. (2015). The worker as politician: How online information and electoral heuristics shape personnel selection and careers. new media & society, 17(8), 1377-1396. https://doi.org/10.1177/1461444814525739

Bickman, L., & Rog, D. J. (ed.). (2008). The Sage handbook of applied social research methods. London: Sage Publications.

Blumen, D., & Cepellos, V. M. (2023). Dimensões do uso de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) em Recrutamento e Seleção (R&S): benefícios, tendências e resistências. Cadernos EBAPE. BR, 21(2), e2022-0080. https://doi.org/10.1590/1679-395120220080

Bortoluzzi, D. A., Lunkes, R. J., dos Santos, E. A., & Mendes, A. C. A. (2020). Effect of online hotel reviews on the relationship between defender and prospector strategies and management controls. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 32(12), 3721-3745. https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2020-0297

Bragado, L. (2024). Saiba qual é a rede social mais usada no Brasil. Época Negócios – Tecnologia. Publicado em 05, fevereiro, 2024. Disponível em https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2024/02/saiba-qual-e-a-rede-social-mais-usada-no-brasil.ghtml

Bryman, A. (2007). Barriers to integrating quantitative and qualitative research. Journal of mixed methods research, 1(1), 8-22. https://doi.org/10.1177/2345678906290531

Cassiano, C. N., Lima, L. C., & dos Santos Zuppani, T. (2016). A eficiência das redes sociais em processos de recrutamento organizacional. NAVUS-Revista de Gestão e Tecnologia, 6(2), 52-67. ISSN 2237-4558

Charmaz, K. (2006). Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis. London: SAGE.

Cheng, M. M., & Hackett, R. D. (2021). A critical review of algorithms in HRM: Definition, theory, and practice. Human Resource Management Review, 31(1), 100698. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2019.100698

Creswell, J. W., & Tashakkori, A. (2007). Developing publishable mixed methods Mmnuscripts. Journal of Mixed Methods Research, 1(2), 107-111. https://doi.org/10.1177/1558689806298644

Cusumano, M. A., Gawer, A., & Yoffie, D. B. (2019). The business of platforms: Strategy in the age of digital competition, innovation, and power (Vol. 320). New York: Harper Business.

Cutolo, D., & Kenney, M. (2021). Platform-dependent entrepreneurs: Power asymmetries, risks, and strategies in the platform economy. Academy of management perspectives, 35(4), 584-605. https://doi.org/10.5465/amp.2019.0103

Daniels, R. A., Pemble, S. D., Allen, D., Lain, G., & Miller, L. A. (2023). LinkedIn blunders: A mixed method study of college students’ profiles. Community College Journal of Research and Practice, 47(2), 90-105. https://doi.org/10.1080/10668926.2021.1944932

Evertz, L., Kollitz, R., & Süß, S. (2021). Electronic word-of-mouth via employer review sites–the effects on organizational attraction. The International Journal of Human Resource Management, 32(16), 3428-3457. https://doi.org/10.1080/09585192.2019.1640268

Faliagka, E., Iliadis, L., Karydis, I., Rigou, M., Sioutas, S., Tsakalidis, A., & Tzimas, G. (2014). On-line consistent ranking on e-recruitment: seeking the truth behind a well-formed CV. Artificial Intelligence Review, 42, 515-528. https://doi.org/10.1007/s10462-013-9414-y

Feuls, M., Fieseler, C., & Suphan, A. (2014). A social net? Internet and social media use during unemployment. Work, employment and society, 28(4), 551-570. https://doi.org/10.1177/0950017013519846

Freire, M. N., & de Castro, L. N. (2021). e-Recruitment recommender systems: a systematic review. Knowledge and Information Systems, 63(1), 1-20. https://doi.org/10.1007/s10115-020-01522-8

Gawer, A., Cusumano, M., & Yoffie, D. (2023). The Platform Organization. In Snow, C. & Fjeldstad, D. (Eds.) Designing Adaptive Organizations, 86-103. Cambridge: Cambridge University Press.

Gibson, C. B., Dunlop, P. D., Majchrzak, A., & Chia, T. (2022). Sustaining effectiveness in global teams: The coevolution of knowledge management activities and technology affordances. Organization Science, 33(3), 1018-1048. https://doi.org/10.1287/orsc.2021.1478

Hanafizadeh, P., Shafia, S., & Bohlin, E. (2021). Exploring the consequence of social media usage on firm performance. Digital Business, 1(2), 100013. https://doi.org/10.1016/j.digbus.2021.100013

Hancock, P., Tyler, M., & Godiva, M. (2021). Thursday night and a sing-along ‘sung alone’: The experiences of a self-employed performer during the pandemic. Work, Employment and Society, 35(6), 1155-1166. https://doi.org/10.1177/09500170211045830

Hartwell, C. J., & Campion, M. A. (2020). Getting social in selection: How social networking website content is perceived and used in hiring. International Journal of Selection and Assessment, 28(1), 1-16. https://doi.org/10.1111/ijsa.12273

Hosain, M. S. (2023). Integration of social media into HRM practices: a bibliometric overview. PSU Research Review, 7(1), 51-72. https://doi.org/10.1108/PRR-12-2020-0039

Huston, A. C. (2001). Mixed methods in studies of social experiments for parents in poverty: commentary. Conference on Discovering Successful Pathways in Children’s Development, Santa Monica, CA.

Jeske, D., & Shultz, K. S. (2016). Using social media content for screening in recruitment and selection: pros and cons. Work, employment and society, 30(3), 535-546. https://doi.org/10.1177/0950017015613746

Knight, M. (2019). Teaching responsible social media practices in business and professional communication: The importance of LinkedIn. Business and Professional Communication Quarterly, 82(4), 399-400. https://doi.org/10.1177/2329490619884740

Köchling, A., & Wehner, M. C. (2020). Discriminated by an algorithm: a systematic review of discrimination and fairness by algorithmic decision-making in the context of HR recruitment and HR development. Business Research, 13(3), 795-848. https://doi.org/10.1007/s40685-020-00134-w

Lapponi, J. C. (2005). Estatística Usando Excel. Rio de Janeiro: Campus.

Leonardi, P. M. (2014). Social media, knowledge sharing, and innovation: Toward a theory of communication visibility. Information systems research, 25(4), 796-816. https://doi.org/10.1287/isre.2014.0536

Llorens, J. J. (2011). A model of public sector e-recruitment adoption in a time of hyper technological change. Review of Public Personnel Administration, 31(4), 410-423. https://doi.org/10.1177/0734371X11421498

Markoulli, M. P., Lee, C. I., Byington, E., & Felps, W. A. (2017). Mapping Human Resource Management: Reviewing the field and charting future directions. Human Resource Management Review, 27(3), 367-396. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2016.10.001

Martin, G., Parry, E., & Flowers, P. (2015). Do social media enhance constructive employee voice all of the time or just some of the time?. Human Resource Management Journal, 25(4), 541-562. https://doi.org/10.1111/1748-8583.12081

Matos, R., Angonese, R., & Gomes, G. (2023). Cultura de inovação e ecoinovação: o efeito mediador das práticas de recursos humanos. Ciências da Administraçao, 25(65), 4. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e76543

McFarland, L. A., & Ployhart, R. E. (2015). Social media: A contextual framework to guide research and practice. Journal of applied psychology, 100(6), 1653. https://doi.org/10.1037/a0039244

Melanthiou, Y., Pavlou, F., & Constantinou, E. (2015). The use of social network sites as an e-recruitment tool. Journal of Transnational Management, 20(1), 31-49. https://doi.org/10.1080/15475778.2015.998141

Melton, J., Miller, R., Jensen, B. R., & Shah, V. (2018). Decisions, decisions: Cybervetting through the eyes of students. Journal of Education for Business, 93(5), 252-259. https://doi.org/10.1080/08832323.2018.1442785

Neves, I. B. (2022). Reprovados por robôs: Como plataformas de inteligência artificial podem discriminar mulheres, idosos e faculdades populares em processos seletivos. Tecnoinvestigações – Parte 3 - The Intercept_Brasil. Publicado em 24 de novembro. Disponível em https://www.intercept.com.br/2022/11/24/como-plataformas-de-inteligencia-artificial-podem-discriminar-mulheres-idosos-e-faculdades-populares-em-processos-seletivos/

Neves, I. B., Vianna, F. R. P. M., & Sutil, B. D. N. (2021). Algocracia: Uma análise crítica sobre a gestão mediada por algoritmos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 19(16), 246-256. https://doi.org/10.1080/08832323.2018.1442785

Nikolaou, I. (2021). What is the Role of Technology in Recruitment and Selection?. The Spanish journal of psychology, 24, e2. https://doi.org/10.1017/SJP.2021.6

Oostervink, N., Agterberg, M., & Huysman, M. (2016). Knowledge sharing on enterprise social media: Practices to cope with institutional complexity. Journal of Computer-Mediated Communication, 21(2), 156-176. https://doi.org/10.1111/jcc4.12153

Ore, O., & Sposato, M. (2021). Opportunities and risks of artificial intelligence in recruitment and selection. International Journal of Organizational Analysis, 36(6), 1771-1782. https://doi.org/10.1108/IJOA-07-2020-2291

Pallant, J. (2013). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using IBM SPSS. Londres: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003117452

Pillai, R., & Sivathanu, B. (2020). Adoption of artificial intelligence (AI) for talent acquisition in IT/ITeS organizations. Benchmarking: An International Journal, 27(9), 2599-2629. https://doi.org/10.1108/BIJ-04-2020-0186

Rahman, M., Aydin, E., Haffar, M., & Nwagbara, U. (2022). The role of social media in e-recruitment process: empirical evidence from developing countries in social network theory. Journal of Enterprise Information Management, 35(6), 1697-1718. https://doi.org/10.1108/JEIM-12-2019-0382

Ryan, A. M., & Ployhart, R. E. (2014). A century of selection. Annual review of psychology, 65, 693-717. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115134

Rynes, S. L., & Cable, D. M. (2003). Recruitment research in the twenty-first century. Handbook of psychology: Industrial and organizational psychology, 12, 55-76. https://doi.org/10.1002/0471264385.wei1204

Shih, H. S., Huang, L. C., & Shyur, H. J. (2005). Recruitment and selection processes through an effective GDSS. Computers & Mathematics with Applications, 50(10-12), 1543-1558. https://doi.org/10.1016/j.camwa.2005.08.026

Si, K., Jalees, T., Zaman, S. I., Alam, S. H., & Khan, S. (2023). The role communication, informativeness, and social presence play in the social media recruitment context of an emerging economy. Cogent business & management, 10(3), 2251204. https://doi.org/10.1080/23311975.2023.2251204

Smith, S. A., & Watkins, B. (2023). Millennials’ uses and gratifications on LinkedIn: Implications for recruitment and retention. International Journal of Business Communication, 60(2), 560-586. https://doi.org/10.1177/2329488420973714

Tashakkori, A., & Teddlie, C. B. (1998). Mixed methodology: combining qualitative and quantitative approaches. New York: Sage Publications.

Teddlie, C. B. & Tashakkori, A. (2009). Foundations of mixed methods research: integrating quantitative and qualitative approaches in the social and behavioral sciences. New York: Sage Publications.

Yu, K. Y. T., Goh, K. H., & Kawasaki, S. (2022). Investigating electronic word‐of‐mouth on social media: An eye‐tracking approach. Human Resource Management, 61(5), 599-616. https://doi.org/10.1002/hrm.22099

Wyrwoll, C. (2014). Social media: Fundamentals, models, and ranking of user-generated content. Hamburg: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-658-06984-1_2

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Toczek, J., Peinado, J., Vianna, F. R. P. M., & Meneghetti, F. K. (2024). As mídias sociais e o cybervetting nos processos de R&S: Um estudo sobre o comportamento e a percepção dos candidatos. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99208

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.