As mídias sociais e o cybervetting nos processos de R&S: Um estudo sobre o comportamento e a percepção dos candidatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99208

Palavras-chave:

Recrutamento e seleção, mídias sociais, Cybervetting, métodos mistos

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento dos candidatos em relação à utilização das plataformas de mídias sociais em processos de Recrutamento e Seleção (R&S), e como os mesmos percebem a análise dessas plataformas pelas organizações.

Metodologia/abordagem: Pesquisa de método misto junto a 483 candidatos a emprego matriculados em uma universidade pública localizada no Sul do Brasil.

Originalidade/relevância: As plataformas de mídias sociais alcançaram quase todos os processos organizacionais e sociais. Nesse sentido, candidatos e organizações vêm adotando novas tecnologias de comunicação e informação para o processo de R&S, sendo uma das principais, as plataformas de mídias sociais. 

Principais resultados: Os candidatos utilizam cada vez mais as mídias sociais como meio de buscar emprego, além de apresentarem diferenças de plataforma adotada a depender da área de formação. Há, ainda, um grupo de candidatos que concorda com a consulta das mídias sociais nos processos de R&S e outro grupo que discorda. Finalmente, há a possibilidade de os candidatos criarem conteúdo em seus perfis de mídias sociais pessoais com o objetivo exclusivo de atender às expectativas dos recrutadores e das vagas que almejam

Contribuições teóricas: O artigo contribui para a literatura de R&S ao evidenciar a performa no processo de R&S em redes sociais. 

Contribuição para a gestão: O artigo evidencia que as organizações devem atentar para as plataformas de mídias sociais como importantes canais de R&S, além de analisarem as diferenças entre as plataformas e como isso pode impactar na estratégia de busca de candidatos.

Biografia do Autor

Juliana Toczek, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, possui Especialização em Gestão de Pessoas na Pontifica Universidade Católica do Paraná e Mestrado em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA-UTFPR). Atualmente é Gerente de Recursos Humanos da TAURUS Helmets Industria de Capacetes, com experiência de mais de 15 anos na área.

Jurandir Peinado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Positivo, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do PPGA e professor do departamento de administração e economia DAGEE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Administração da Produção, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Produção, indústria 4.0, capitalismo digital, Crowdsourcing, tecnologia e sociedade.

Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior (Departamento Acadêmico de Gestão e Economia)

Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Administrador pela UFPR, Mestre em administração pela UFPR. Doutor em Educação pela UFPR. Estágio Pós-Doutoral em Filosofia pela PUC-PR. Professor EBTT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e aos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Membro fundador e pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (2012-2013). Estuda e pesquisa temas como: Organizações Totalitárias; Intolerância; Violência Organizacional e Organizações, Tecnologia e Trabalho na perspectiva crítica

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Toczek, J., Peinado, J., Vianna, F. R. P. M., & Meneghetti, F. K. (2024). As mídias sociais e o cybervetting nos processos de R&S: Um estudo sobre o comportamento e a percepção dos candidatos. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e99208

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