“O Sonho de Mendeleiev” e a construção da tabela periódica: análise de um material de divulgação científica à luz de aspectos de natureza da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84228

Palavras-chave:

Natureza da ciência, Divulgação científica, Ensino de ciências, Tabela periódica

Resumo

A Divulgação Científica vem se modificando ao longo do tempo, assim como a própria ciência e o seu ensino. Ela passou a ser produzida e pensada, inclusive, como um instrumento educativo, cujo papel também é o de contribuir e criar condições para uma formação mais crítica de diferentes sujeitos em relação à ciência. Entretanto, nem sempre ocorrem articulações entre os referenciais característicos do ensino de ciências e a própria divulgação científica, suas ações e materiais. Dessa forma, neste trabalho, analisa-se segmentos de um livro de divulgação científica acerca da história da Tabela Periódica com o intuito de exemplificar e/ou contraexemplificar aspectos relativos à Natureza da Ciência. Enfatiza-se, que as considerações tecidas podem auxiliar educadores do ensino de ciências a promoverem discussões sobre a ciência, a partir do resgate histórico feito na obra, como aquelas que dizem respeito a coletividade da ciência, as suas disputas teóricas, a sua subjetividade, a importâncias de se reconhecer a ciência em seus contextos histórico, cultural, social, entre outros.

Biografia do Autor

Cristina Spolti Lorenzetti, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Física (2018 – 2021) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (Câmpus Araranguá), mestranda em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da  Universidade Federal de Santa Catarina (2022 – atual). Membro do grupo de pesquisas Apeiron – Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC). Áreas de interesse: natureza da ciência, história e filosofia da ciência, educação científica.

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2019) e mestre (2015) em Educação Científica e Tecnológica e licenciada em Física (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Apeiron – Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC). Áreas de interesse: história e filosofia da ciência, natureza da ciência, ensino e aprendizagem de ciências.

Felipe Damasio, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2002), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). É professor do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá, atuando no curso de Licenciatura em Física e na Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática. Também atua na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. É chefe do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC) e Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina.

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2022-11-29

Edição

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Artigos