SETTING EM OFICINAS ONLINE EM UM CAPS DURANTE O PERÍODO DA COVID-19: um relato de experiência Setting in online workshops in a CAPS during the COVID-19 period: an experience report

Conteúdo do artigo principal

Maria Carolina Fioroto
Luisa Fernandes Miranda
Gabriella Alves Bertanha
Roberta Cristian Reis
Bruna Rezende Silva
Tiago Humberto Rodrigues Rocha
https://orcid.org/0000-0003-4178-0616

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência vivida em uma disciplina da graduação em Psicologia durante a pandemia da COVID-19 de uma universidade no interior de Minas Gerais. O propósito da experiência é expor potencialidades e dificuldades do cuidado em saúde mental, realizado de modo online para os usuários de um CAPS adulto na oferta da oficina terapêutica de música. As oficinas duraram três meses e o resultado foi discutido a partir das observações e compreensões das discentes participantes do projeto com o docente supervisor, utilizando-se de abordagem teórica em saúde mental. Foram estabelecidos dois temas relevantes como resultados: A música como instrumento terapêutico; e Manejo do setting e vínculos. Assim, foi possível concluir que o cuidado, o trabalho e o setting precisaram passar por transformações durante esse período, além de perceber que a música foi um importante instrumento de vínculo durante as oficinas. A análise final da experiência traz que os desafios e as potencialidades do contexto online se fazem presentes na atuação e nos convidam a pensar em diferentes alternativas no cuidado oferecido pelos serviços.

Detalhes do artigo

Como Citar
FIOROTO, Maria Carolina; FERNANDES MIRANDA, Luisa; ALVES BERTANHA, Gabriella; CRISTIAN REIS, Roberta; REZENDE SILVA, Bruna; ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues. SETTING EM OFICINAS ONLINE EM UM CAPS DURANTE O PERÍODO DA COVID-19: um relato de experiência: Setting in online workshops in a CAPS during the COVID-19 period: an experience report. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 50, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/90513. Acesso em: 21 mar. 2025.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Maria Carolina Fioroto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Luisa Fernandes Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Gabriella Alves Bertanha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Roberta Cristian Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Bruna Rezende Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Tiago Humberto Rodrigues Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo, Psicanalista, Doutor com dupla titulação em Psicologia Social (USP-SP) e pela pela Université de Rennes 2 (França). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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