Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais

Autores

  • Lídia Alvarenga UFMG - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2003v8n15p18

Palavras-chave:

Ontologias, Ontologia, Epistemologia, Representação do conhecimento, Metadados, Conceitos, Cognição, Ciência da Informação, Bibliotecas digitais, Arquivos digitais, Hermenêutica

Resumo

Abordando algumas interfaces do fenômeno da cognição com a ciência da informação, este ensaio tem por objetivo refletir sobre alguns componentes do processo de representação de conhecimentos, no contexto atual balizado pelo surgimento e desenvolvimento dos arquivos e bibliotecas digitais. Como um esquema básico, contendo idéias introdutórias a serem posteriormente trabalhadas, destina-se especialmente a pesquisadores e estudantes de cursos oferecidos no âmbito disciplinar da ciência da informação. O texto se inicia com uma introdução que ressalta os processos de representação, passíveis de ocorrer em momentos distintos: na produção dos registros de conhecimento, na organização dos sistemas de informações documentais e no acesso às informações pelos usuários. São também incluídas neste texto discussões preliminares sobre as relações da representação com a ontologia e a epistemologia, campos tradicionais da filosofia. Seguem se outros tópicos relacionados ao tema, cujos títulos denotam seus conteúdos específicos: cognição e transdisciplinaridade; conceito como produto da representação primária e insumo para a representação secundária; novos espaços e métodos peculiares de representação do conhecimento.

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Biografia do Autor

Lídia Alvarenga, UFMG - Belo Horizonte - MG

É professora adjunto da Escola de Ciência da Informação, UFMG, graduação e pós-graduação..

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 18–40, 2003. DOI: 10.5007/1518-2924.2003v8n15p18. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p18. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos