Análise sobre a forma da escrita de palavras-chave em artigos científicos na área de ciências agrárias publicados no período de 1999-2011
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p227Resumo
Palavras-chave é a menor seção da escrita em artigos científicos; entretanto, seu uso ainda não é padronizado. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise sobre a forma da escrita científica de Palavras-chave em artigos científicos nacionais, com base em 38 periódicos da área de ciências agrárias, publicados no período 1999-2011, em que os parâmetros analisados foram: Formas da escrita; Uso de negrito; Sinal usado após o termo Palavras-chave; Sinais de separação entre os vocábulos; Quantidade de palavras utilizadas; Uso de palavras simples versus compostas; Uso de letras maiúsculas versus minúsculas e Uso de ponto no final da seção Palavras-chave; os resultados demonstram que a expressão Palavras-chave é a mais usada (47,37%) entre as dez encontradas nas revistas analisadas; negrito, dois pontos (:) após Palavras-chave e ponto e vírgula entre os vocábulos são predominantes com 73,68, 86,85 e 78,95%, respectivamente; em 60% dos artigos se utilizam de 4-8 vocábulos em Palavras-chave; 78,95% compreendem palavras mistas; 55,26% apresentam letras maiúsculas na 1ª letra da 1ª palavra de Palavras-chave e 73,68% utilizam ponto após a última palavra desta seção. A variação na escrita de Palavras-chave não traz segurança aos pesquisadores quanto à sua escrita. Conclui-se, portanto, não haver um padrão na escrita de Palavras-chave em artigos científicos de periódicos nacionais publicados na área de ciências agrárias.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Resumos, NBR 6028. Rio de Janeiro, 2003.
AQUINO, I. S. Como escrever artigos científicos – sem arrodeio e sem medo da ABNT. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 126p.
CASTRO, E. Terminologia, palavras-chave, descritores em saúde: qual a sua utilidade? Jornal Brasileiro de Aids. v. 2, n. 1, p. 51-61, 2001.
GONÇALVES, A. L. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Rev. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf. v. 13, n. 26, p. 78-93, 2008.
LEITE, R.; HUGUENIN, S. A importância dos descritores em ciências da saúde – DeCS para os anais brasileiros de dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia. V. 80, n. 5, p. 457-8, 2005.
MADEIRA, M. C.; TAKAHASHI, M. K.; CARVALHO, M. A. Unitermos ou palavras-chave nos artigos das revistas nacionais de odontologia. Revista de Odontologia. V. 18 n.1/2, p. 335-40, 1989.
PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 384p.
REGO, S. S.; SANTOS, A. F.; MEDEIROS, A. C. S. Fungos associados aos frutos e sementes de capororoca (Myrsine ferruginea) Myrsinaceae. Pesquisa Florestal Brasileira. s/v, n. 58, p. 85-88, 2009.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.