Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista Comunicação & Informação

João de Melo Maricato, Daiane de Brito Fernandes

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p63

Com a web surgem os indicadores webométricos, análogos aos tradicionais indicadores bibliométricos e cientométricos. Estes podem ser úteis para compreender a popularidade e visibilidade de revistas científicas, subsidiando reflexões gerenciais. Objetiva-se apresentar a ferramenta Google Analytics aplicando-a a Revista Comunicação & Informação, com intuito de compreender sua potencialidade para a obtenção de informações e indicadores. A ferramenta Google Analytics proporcionou a elaboração e visualização de diversos indicadores baseados em visitas realizadas no site da revista e suas inúmeras variáveis (demográficas, tipo de tecnologia, assuntos, temporais), apontando grande potencial para o apoio à gestão e planejamento editorial de revistas científicas.

 


Palavras-chave


Webometria; Bibliometria; Google Analytics; Indicadores; Revista científica; Periódicos científicos; Gestão de revistas científicas

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n42p63



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