Abordagem à gestão de dados científicos num plano de estudos de graduação: resultados de uma experiência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90387

Palavras-chave:

Gestão de dados científicos, Política de gestão de dados científicos, Software de gestão de dados científicos

Resumo

Objetivo: o presente artigo tem por objetivo apresentar um projeto de conceção e uma proposta de implementação de uma estratégia de gestão de dados científicos adequada a uma unidade de investigação, mostrando como esta temática pode ser incluída num currículo de graduação em Ciência da Informação, através da aprendizagem baseada em projetos. Evidenciar o que á a gestão de dados científicos e quais as componentes de uma estratégia de gestão de dados científicos, enquadram este objetivo geral.

Método: foi realizada uma revisão da literatura e levantamento documental sobre a gestão de dados científicos, complementada com um levantamento sobre software livre para a gestão de dados científicos, para enquadramento e desenvolvimento da temática do projeto. Para concretizar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, foi criado um blog que serviu para melhorar a interação entre as discentes e a docente, bem como para dar a conhecer os outputs do projeto.

Resultado: é apresentado um levantamento dos principais aspetos a ter em conta numa política de gestão de dados científicos. A partir deste levantamento, foi criado um documento orientador de uma política de gestão de dados científicos, aplicável a uma unidade de investigação. A partir deste documento, foram elaborados materiais de divulgação e fomento à gestão de dados científicos. Identificados os softwares para a gestão de dados científicos, foi selecionado o software CKAN, tendo sido produzido um vídeo explicativo das funcionalidades que esta ferramenta oferece. Foram ainda criados materiais de divulgação de uma estratégia de dados científicos, incluindo um folheto gráfico e um tutorial vídeo.

Conclusões: conclui-se que a formulação de uma estratégia de gestão de dados científicos para uma unidade de investigação envolve um processo complexo que convoca um leque alargado de competências do profissional da informação, as quais podem ser desenvolvidas com proveito a partir da aprendizagem baseada em projetos. Por outro lado, evidenciam-se as vantagens inerentes à implementação de uma estratégia de gestão de dados científicos para as unidades de investigação, pois minimiza a probabilidade de danos inesperados e maximiza o investimento na pesquisa.  v

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Terra, University of Coimbra

Possui doutorado em Ciências Documentais e Docente na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Ciência da Informação

Jéssica Luísa Carneiro, Polytechnic Institute of Porto / INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO

Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (ISCAP) | Estudante de Mestrado em Negócio Eletrónico (ISCAP)

Ana Sofia Silva, Polytechnic Institute of Porto / INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO

Estudante de Mestrado em Negócio Eletrónico (ISCAP)

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

TERRA, Ana Lúcia; CARNEIRO, Jéssica Luísa; SILVA, Ana Sofia. Abordagem à gestão de dados científicos num plano de estudos de graduação: resultados de uma experiência didática. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e90387. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/90387. Acesso em: 19 abr. 2024.

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