Expectativas dos usuários quanto ao desenvolvimento do dispositivo de comunicação da Biblioteca Universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p31Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Mediação da Informação, Gestão dos dispositivos de comunicação da webResumo
Pesquisa descritiva a partir da identificação das necessidades informacionais dos usuários, como também suas expectativas quanto à criação do dispositivo de comunicação da web social, disponibilizado por uma biblioteca universitária pública brasileira. Os resultados apresentados correspondem à etapa do planejamento que subsidia uma pesquisa acerca da “Implantação do modelo de gestão do uso dos dispositivos de comunicação da web social: busca pela efetividade das atividades de mediação da informação em bibliotecas universitárias”. Essa etapa da pesquisa adotou como instrumento o questionário submetido on-line para a comunidade interna da Escola Politécnica. Com a conclusão dessa etapa, observou-se que a comunidade estudada possui familiaridade com os dispositivos da web social, como o facebook, youtube e instagram, e os recomendam como dispositivos a serem incorporados pela Biblioteca da Escola Politécnica. Quanto aos conteúdos, demandaram informações sobre o horário de funcionamento, eventos internos, bases de dados para pesquisa, ou seja, proximidade para com as ações, produtos e serviços da biblioteca física, resultados esses que se apresentam como indicadores para o desenvolvimento de ações de mediação da informação e que subsidiarão a construção de uma política de gestão dos dispositivos de comunicação da web social.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da. (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.
BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2007. Disponível em:<http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/ view/530/664> Acesso em: 20 set. 2009.
CURTY, Renata Gonçalves. Web 2.0: Plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês. Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008. p. 53-78.
FUSHIMI, M.; MALLO, J.; PICHININI, M. Memoria académica y científica: el rol de la biblioteca universitaria en la preservación y difusión generado en las universidades. In: CUARTAS Jornadas de Sociología de la UNLP: La Argentina de la Crisis. La Plata, Argentina: Universidad Nacional de la Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2005.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 138 - 170, maio./ago. 2014. Disponível em:< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994> Acesso em: 14 set. 2014.
MELO, Lílian Lima de Siqueira; MARQUES Denílson Bezerra; PINHO, Fabio Assis. A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 69-89, mar./ago. 2014.Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64069/pdf_17 >. Acesso em: 12 out. 2014.
RECUERO, Raquel. A nova revolução: as redes são as mensagens. In: BRAMBILLA, Ana. (Org.) Para entender as mídias sociais. [S.l.: s.n.], 2011. Disponível em:< http://www.academia.edu/22050516/Para_Entender_as_M%C3%ADdias_Sociais_3 > Acesso em: 20 jul. 2015.
SANTOS, Raquel do Rosário. Gestão dos dispositivos de comunicação da web social: potencializando as atividades de mediação da informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias brasileiras. 2015. 305f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Orientação de: Emeide Nóbrega Duarte.
SILVEIRA, Nalin Ferreira. Evolução das bibliotecas universitárias: information commons. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 69-76, jan./jun., 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Raquel do Rosário Santos, Lívia Santos de Freitas, Héngret Santos Ferreira, Camila Maria de Macedo Martins Miyamura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.