Aspectos da organização do conhecimento segundo alguns parâmetros da obra de Ludwig Wittgenstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58349

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Linguagem, Informação, Ludwig Wittgenstein

Resumo

Objetivo: O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein jamais se ocupou da organização do conhecimento (OC) tal como o fazemos no mundo contemporâneo, no entanto, as noções mais importantes alicerçadas em suas obras (Tractatus e as Investigações Filosóficas) poderiam nos municiar de interessantes hipóteses no sentido de compreender, organizar e esclarecer o conceito de informação que baliza todo o processo de OC. A partir de tais delineamentos, pretende-se demonstrar que os dilemas típicos da organização do conhecimento que se enfrenta na atualidade são consonantes a muitos dos problemas que o filósofo austríaco abordou em suas obras, sendo que o conceito de informação é trabalhado a partir da noção de linguagem. Método: Levantamento bibliográfico para embasamento teórico e fundamentação das argumentações desenvolvidas. Conclusão: No Tractatus, tese maior do referido filósofo, sugere que nossos problemas filosóficos seriam problemas de linguagem – a natureza dos imbróglios filosóficos se daria por conta da formulação de pseudoproposições e a falta de reflexão sobre a natureza lógica da linguagem. Nas Investigações Filosóficas, muda-se o panorama: a proposição não possui um modelo fixo, depende do uso que fazemos dela

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), desde março de 2014. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos.

Rodrigo César Castro Lima, ECA/USP, mestrando em ciências da comunicação

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017 - atual); Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014) com período sanduíche na Universidade SciencesPo Paris, França (2011 - 2012). Bolsista do programa Top Santander China (2014) com realização na Universidade de Pequim. Atualmente, estuda temas relacionados ao jornalismo, filosofia, informação e ciências políticas (em especial Ásia e China).

O currículo Lattes pode ser acessado através do endereço: http://lattes.cnpq.br/0747279160418664

Referências

DODEBEI, V. L. D. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

FAUSTINO, S. A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Editora Unesp. 2006.

JANIK, A & TOULMIN, S. A Viena de Wittgenstein. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Campus. 1991.

MORENO, A. R. Wittgenstein – os labirintos da linguagem: ensaio introdutório. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora da Universidade de Campinas. 2000.

PAVEAU, M. & SARFATI, G. E. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. Trad. M. R. Gregolin. São Carlos: Claraluz. 2006.

SARACEVIC, T. Relevance: a view of and a framework for the thinking on the notion in Information Science. Journal of the American Society for Information Science, Nov./Dec. 1975.

SVENONIUS, E. The intelectual foundation of information organization. Cambridge, Massachusetts; London, England: The MIT Press, 2001.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. Col. Os pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural. 1979.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1994.

Publicado

2019-05-06

Como Citar

MAIMONE, Giovana Deliberali; LIMA, Rodrigo César Castro. Aspectos da organização do conhecimento segundo alguns parâmetros da obra de Ludwig Wittgenstein. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 55, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e58349. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e58349. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)